PÓS-GRADUAÇÃO / SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL

O curso de pós-graduação Lato sensu em SERVIÇO SOCIAL E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL visa a especialização, no campo de conhecimento do serviço social, de servidores que atuam ou pretendem atuar no serviço social, sendo voltado para a formação e qualificação de profissionais graduados, interessados na área.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Profissionais graduados em Serviço Social e nas demais áreas do conhecimento, interessados em especializar-se na área do serviço social e as competências profissionais do assistente social.

CARGA HORÁRIA: 510h

CICLO 1

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
4509 O SERVIÇO SOCIAL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina O SERVIÇO SOCIAL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL, em que se pretende traçar as linhas básicas do Serviço Social e da atuação profissional; Serviço Social e Desastres: Campo para o Conhecimento e a Atuação Profissional; A Abordagem dos Desastres; Estratégias de Gestão dos Desastres; Serviço Social e Desastres; Serviço Social e Saúde; Crise do Capital e Desmonte da Seguridade Social: Desafios (Im)Postos ao Serviço Social; Crise do Capital, Reestruturação Produtiva e suas inflexões no mundo do trabalho: como beber dessa bebida amarga?; Os Governos Lula e Dilma; O Governo Temer e a aplicação do receituário neoliberal: vimos emergir o monstro da lagoa; Desafios (Im)postos ao serviço social: atordoado eu permaneço atento!; Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo; O Precariado: um Convite ao Debate; A Atuação da/o assistente social nos casos de alienação parental; Estado, questão social, políticas sociais: as bases de legitimação e a dimensão teórico-metodológica da profissão; A Construção de um projeto ético-político da profissão e a ultrapassagem do conservadorismo; O Exercício profissional, o estudo ou perícia social em casos de alienação parental e a dimensão técnico-operativa da profissão; Criminalização das classes subalternas no espaço urbano e ações profissionais do serviço social; Penalização e criminalização das classes subalternas e de seus processos político-organizativos no contexto da crise do capital; Planejamento Estratégico: a Cidade Como Mercadoria; A Cidade em disputa: organizações e movimentos sociais das classes subalternas e o projeto profissional do serviço social.
4510 HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL, em que se pretende traçar as linhas básicas da História do Serviço Social No Brasil; Memória: 80 Anos do Serviço Social No Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada" 1979; O Serviço Social - Contextualização Histórica; Antecedentes do congresso da virada; O "Congresso da Virada" - III CBAS – 1979; 80 anos do Serviço Social Brasileiro: Conquistas históricas e desafios na atual conjuntura; Breve reflexão sobre a conjuntura em curso; Conquistas Históricas e Desafios na Atual Conjuntura; Fundamentos Históricos do Serviço Social no Brasil: os Caminhos da Renovação; 80 Anos do Serviço Social no Brasil: Marcos Históricos Balizados nos Códigos de Ética da Profissão; A Profissão de Serviço Social no Capitalismo Contemporâneo: Reflexões Sobre os Marcos Fundantes e a Gênese da Profissão no Brasil; As Transformações; O Serviço Social aos 80 anos diante de um Novo Brasil; Projeto Ético-Político do Serviço Social: sua Caracterização; Serviço Social e Dona Ivone Lara: o lado negro e laico da nossa História Profissional; Uma Reflexão Sobre as Protoformas Laicas do Serviço Social; Serviço Social, Feminismo e Percepções da Sua Primeira Geração; Dona Ivone Lara: o Cuidar Particularidades dos Códigos de Ética Profissional na Trajetória do Serviço Social Brasileiro: de 1947 a 1993; O Serviço Social Brasileiro Na Entrada do Século XXI: Considerações Sobre o Trabalho Profissional; Problematização Inicial; O Trabalho do Assistente Social na Entrada do Século XXI: Dilemas, Desafios e Tendências; Algumas Considerações e Recomendações.

CICLO 2

Código Disciplina C.H. Ementa
4507 SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DE ATENÇÃO ÀS FAMÍLIAS NA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA 60h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias, em que se pretende traçar as linhas básicas da gestão dos serviços de proteção e atendimento integral às famílias: PNAS, SUAS, CRES, PAIF, CRAS; A gestão territorial no processo de articulação entre os serviços; Esclarecendo as diferenças; Oficinas com famílias no PAIF e grupos do SCFV; Oficina no SCFV; Equipes de referência; Unidades executoras; Unidade executora do PAIF; Fluxo de encaminhamentos de usuários; O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a oficina de intervenção psicossocial; A oficina de intervenção psicossocial: uma proposta de articulação; A organização do trabalho com grupos na OIP; O trabalho com grupos na proteção social básica: contribuições a partir da OIP; A formação e os direitos sociais das famílias de diferentes grupos populacionais tradicionais e específicos; Famílias quilombolas; A identificação dos territórios quilombolas; O programa Brasil quilombola (PBQ); Famílias ciganas; Famílias indígenas; Os direitos dos povos indígenas no Brasil e as terras indígenas (TI); Proteção social; A política nacional de assistência social: matricialidade sociofamiliar, descentralização e territorialização; Pessoas em situação de rua; O serviço especializado para pessoas em situação de rua; Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI); As principais consequências do trabalho infantil.
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
548 SERVIÇO SOCIAL E A GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 30h Globalização da economia e as mudanças no mundo do trabalho; questão social; estado brasileiro e tendências na gestão de políticas públicas; ação social na contemporaneidade: novas perspectivas do serviço social, emergência do terceiro setor e responsabilidade social corporativa.

CICLO 3

Código Disciplina C.H. Ementa
537 CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 30h Captação de recursos e sustentabilidade: parcerias; cooperação internacional; identificação de fontes financiadoras; a instituição e seus projetos: estatuto, missão, títulos e qualificações; noções básicas de negociação; oficina: negociação de projeto social, marco legal do terceiro setor; lei das OSCIP’s; responsabilidade social corporativa; mix de captação: instrumentos e meios para captar recursos; fontes financiadoras e critérios de financiamento; articulação e consolidação de parcerias; prestação de contas.
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
544 A ASSISTÊNCIA SOCIAL, A EDUCAÇÃO POPULAR E MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA 60h Conceito de pobreza; Histórico e perspectivas; princípios orientadores e conceituais; seguridade social, abrangência dos direitos; gestão, financiamento e controle social; análise das políticas setoriais: trabalho e previdência; assistência social; saúde; criança e adolescente; gestão urbana.

CICLO 4

Código Disciplina C.H. Ementa
547 O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 30h Políticas Sociais; A Saúde e a Assistência Social; Serviço Social nas redes públicas; Saúde no Brasil; Assistência Social no Brasil.
545 A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA SOCIAL DA CONTEMPORANEIDADE 30h Exclusão social; vulnerabilidade social e risco pessoal; indicadores sociais; projeto social: conceito, dinâmica dos projetos, ciclo de projetos. Ferramenta teórica para a elaboração e avaliação de programas e projetos sociais. Elaboração de projetos: identificação do problema; diagnóstico; formulação do projeto; fatores de risco; indicadores; gerenciamento de programas e projetos sociais; sistema de monitoramento e avaliação.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 510 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 0,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.100,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.710,00

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.600,00

em até 12x sem juros

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

14x

15x

16x

17x

18x

19x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 1.050,00

R$ 700,00

R$ 525,00

R$ 420,00

R$ 350,00

R$ 300,00

R$ 262,50

R$ 233,33

R$ 210,00

R$ 190,91

R$ 175,00

R$ 161,54

R$ 150,00

R$ 140,00

R$ 131,25

R$ 123,53

R$ 116,67

R$ 110,53

R$ 105,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 855,00

R$ 570,00

R$ 427,50

R$ 342,00

R$ 285,00

R$ 244,29

R$ 213,75

R$ 190,00

R$ 171,00

R$ 155,45

R$ 142,50

R$ 131,54

R$ 122,14

R$ 114,00

R$ 106,88

R$ 100,59

R$ 95,00

R$ 90,00

R$ 85,50

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 800,00

R$ 533,33

R$ 400,00

R$ 320,00

R$ 266,67

R$ 228,57

R$ 200,00

R$ 177,78

R$ 160,00

R$ 145,45

R$ 133,33

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.