PÓS-GRADUAÇÃO / EMPRESARIAL

COACHING e GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

As organizações estão, tecnologicamente, cada vez mais próximas, tendo produtos e serviços muito parecidos e, nesse sentido, o que as diferenciam são as pessoas. Diante dessa realidade, idealizamos e oferece o curso de pós-graduação Lato Sensu em Coaching com o objetivo de desenvolver as competências necessárias para um gestor e consultor na gestão de pessoas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Empresários, executivos, empreendedores e profissionais liberais que desejam capacitar-se para enfrentar um mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e diferenciado, assim como, diretores, gerentes, professores e demais profissionais que ocupem ou se interessem por cargos de gestão ou de consultores empresariais que queiram se tornar Coachs.

CARGA HORÁRIA: 570h

CICLO 1

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
554 FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E TIPOS DE COACHING 60h Coaching: conceito, tipos e fundamentos; Tipos de Coaching; Coaching Empresarial; Coaching Executivo; Coaching de desenvolvimento pessoal; Coaching de Suporte a Treinamentos e Consultorias; Coaching Ativo; Coaching de Intermediação; A Relação do Coaching com os Capitais Humano, Social e Organizacional; O Capital Humano; O Capital Social; O Capital Organizacional; A Correlação entre os Capitais; O Coaching Executivo e Empresarial; Intervenção Breve em Organizações: mudança em coaching de executivos; Modelo Para o Mapeamento de Competências em Equipes de Inteligência Competitiva; Combinando Gestão por Competências e Inteligência Competitiva; O Modelo de Mapeamento de Competências em IC; Resultados da Aplicação do Modelo.

CICLO 2

Código Disciplina C.H. Ementa
555 EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS e LIDERANÇA NO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS 40h Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma Aproximação Entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pós-convencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão de Recursos Humanos (1950-1980); Contexto político e econômico (1950-1980); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto político e econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da neocolonização; Pós-colonialismo e tropicalismo; Dinâmica da colonização e da neocolonização; Discurso anticolonização; Humanização e ambiente de trabalho na visão de profissionais da saúde; Gestão de Pessoas por Competências; Os indicadores de competências; As relações com o setor de RH e como processo de Gestão Organizacional; A competência vista pelos serviços de saúde e pela área educacional.
264 ADMINISTRAÇÃO COMPLEXA E LIDERANÇA COACHING 40h "Administração Complexa": Revendo as Bases Científicas da Administração; Teoria da Complexidade: Conceitos Gerais; Sistemas Complexos Adaptativos; A Organização Compreendida como um Sistema Complexo Adaptativo; A Teoria da Complexidade como uma nova base Científica para a Administração; Princípios de Administração "Complexa"; Autonomia; Cooperação; Agregação; Auto-Organização; Administração Complexa na Prática: o Estudo de Caso; Liderança Coaching: um Modelo de Referência para o Exercício do Enfermeiro-Líder no Contexto Hospitalar; Aplicação do Processo de Análise de Conteúdo; Oito Atribuições do Líder Coach.
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

CICLO 3

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
266 GESTÃO DE PESSOAS, DE COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO 60h Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências.
556 GESTÃO DO PARADOXO: MUDANÇA E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL 40h O Paradoxo do Desempenho; Gestão do Paradoxo "Passado Versus Futuro": uma Visão Transformacional da Gestão de Pessoas; Os Estudos sobre os Paradoxos Organizacionais e a Perspectiva Dialética de Análise Organizacional; Paradoxos Organizacionais e a Polarização "Passado Versus Futuro"; Mudança Organizacional e a Gestão de Pessoas; Informatização da Gestão de Pessoas na Daimlerchrysler, Wörth; Processo de Mudança; O Paradoxo "Passado Versus Futuro" e a Gestão de Pessoas; Sistemas de Mensuração e Avaliação de Desempenho Organizacional: estudo de casos no Setor Químico no Brasil; Apresentação dos Resultados; Setor Escolhido para a Pesquisa; Características das Empresas e dos Respondentes; Os Paradoxos Organizacionais e a Gestão do Conhecimento; A aprendizagem Organizacional e a Inovação.

CICLO 4

Código Disciplina C.H. Ementa
557 ATRAÇÃO, RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NAS INSTITUIÇÕES 60h Atração, Recrutamento e Seleção; Atração de Talentos; Programas de Trainees; Programas de Estágio; Recrutamento e Seleção; A Importância do Recrutamento e da Seleção; Planejar Para Recrutar; Planejamento de Pessoal; Processo de Recrutamento; Atividades de Recrutamento e Seleção Estratégicas Para a Empresa ; Diferença entre os Conceitos de Empregabilidade e Empresabilidade; Tipos de Recrutamento; Recrutamento Interno; Recrutamento Externo; Recrutamento Misto; Seleção como um Processo de Comparação; Técnicas de Seleção; Seleção por Competências; Outras Técnicas de Seleção; Evidências de Validade da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) para Seleção de Pessoal; Seleção de Pessoal; Seleção de Pessoal: considerações Preliminares sobre a Perspectiva Behaviorista Radical; Métodos de Seleção de Pessoal: Discussões Preliminares sob o Enfoque do Behaviorismo Radical; Contribuições do Behaviorismo Radical para a seleção de pessoal; Seleção dos Candidatos; Técnicas de Simulação; Da Qualificação À Competência: deslocamento conceitual e Individualização do Trabalhador; Da Qualificação à Competência; A Introdução da Noção de Competência na Empresa; A Dimensão Conceitual; A Dimensão Social; A Dimensão Experimental.
558 COMPORTAMENTO HUMANO: LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO 60h Liderança e Gestão do Desempenho por Competência: o Estado da Arte na Atualidade; Comportamento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho - QVT; A QVT, o Comportamento Humano e suas Relações no Ambiente de Trabalho; A QVT, o Comportamento Humano e o Stress; A QVT e a Ergonomia; A QVT e as Relações Interpessoais; Variabilidade Comportamental em Humanos: efeitos de Regras e Contingências; Liderança em uma Organização que Aprende; Reflexões sobre a Subjetividade na Gestão a Partir do Paradigma da Organização que aprende; Aprendizagem, Subjetividade e Planejamento; As Correntes da Learning Organization; Liderança Individual ou Coletiva?; Liderança Situacional em Gestão de Projetos: uma Revisão da Literatura; Lideranças: Aspectos Gerais; Liderança Situacional de Hersey e Blanchard; A Problemática da Seleção de Estilos de Liderança; Gestão do Desempenho Humano: um Estudo de Caso em um Hospital Geral de Fortaleza (CE); Enfoques Teóricos e Práticos; A Abordagem Estrutural do Programa de Avaliação; A Abordagem de Processo do Programa de Avaliação; Abordagem de Resultados do Programa de Avaliação.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 570 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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