PÓS-GRADUAÇÃO / SAÚDE

GESTÃO MÉDICA

A proposta do Curso de Especialização em Gestão Médica é desenvolver, entre profissionais da saúde, competências para atuar na gestão de sistemas de saúde, tais como, clínicas, hospitais, consultórios, postos de saúde, etc. na busca do equilíbrio do relacionamento humano entre pessoas e a utilização de tecnologia e objetividade no atendimento em saúde.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Profissionais da medicina, ligados a instituições de saúde, públicas ou privadas, que atuem ou desejem atuar em diversas instâncias da saúde, tais como, clínicas, hospitais e demais instituições de saúde.

CARGA HORÁRIA: 570h

CICLO 1

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
596 LIDERANÇA NO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTE HOSPITALAR 40h Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma aproximação entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pósconvencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Evidências Empíricas; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto Político e Econômico (1950-1980); Mudanças Na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da Colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto Político e Econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da Neocolonização; Pós-Colonialismo e Tropicalismo; Dinâmica da Colonização e da Neocolonização; Discurso Anticolonização; Humanização e Ambiente de Trabalho na Visão de Profissionais da Saúde; O Serviço Social e a Área de Gestão de Pessoas: Mediações Sintonizadas Com A Política Nacional de Humanização no Hospital Giselda Trigueiro; A PNH: Movimento em Prol de Mudanças nos Modelos de Atenção e Gestão da Saúde Pública; O Serviço Social e a UGP: Mediações Sintonizadas Com a PNH.

CICLO 2

Código Disciplina C.H. Ementa
594 GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE 40h História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação; Padronização e classificação dos hospitais; Avaliação da Qualidade pelo Processo de Acreditação Hospitalar; Organização Nacional de Acreditação – ONA; A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva; Gestão da interface crítica; Seleção de materiais; Gestão da programação de volume de aquisição e distribuição; Correlações com referenciais teóricos da área; Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência; Teorias Da Administração; Modelos Inovadores de Gerência em Instituições de Saúde; Sistemas de Informação para apoio à Decisão no Exercício da Gerência; Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital; Organização do Serviço; Comunicação; Satisfação profissional; Relação com a comunidade.
595 SAÚDE COLETIVA: PRINCÍPIOS E INTERAÇÕES 40h Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Conceito, Aspectos Históricos, Subjetividade e Multidimensionalidade; Distinção entre Qualidade de Vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Pesquisa sobre Qualidade de Vida No Brasil; Sistema Único de Saúde: Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Por uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os demais Princípios do SUS; Produção Intelectual em Saúde Coletiva: Epistemologia e Evidências de Diferentes Tradições.
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

CICLO 3

Código Disciplina C.H. Ementa
597 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E ATUAÇÃO 40h Sistema Único de Saúde: Histórico, Princípios e Atuação; Participação Popular e o Controle Social Como Diretriz do SUS: Uma Revisão Narrativa; Participação e Controle Social; Avaliação das Competências dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil; Primeira Etapa: Construção do Diagrama de Árvore; Segunda Etapa: Método do Júri; Terceira Etapa: Verificação da Concordância entre os Juízes; Sistema Único de Saúde na Cartografia Mental de Profissionais de Saúde; O SUS Incorporado e Reconstruído Pelos Profissionais; Regionalização e Novos Rumos para o SUS: a experiência de um Colegiado Regional; O Pacto de Gestão; O Processo de Regionalização e a Constituição do Colegiado Regional de Saúde Oeste; Regulação Médica em Emergência Pela Plataforma Web: um estudo Piloto.
598 MARKETING HOSPITALAR 60h Introdução ao Marketing Hospitalar; Aplicação dos conceitos atuais do Marketing para o Mercado Hospitalar; O Marketing voltado aos Clientes e ao Valor e a Empresa Orientada ao Marketing; O Marketing Hospitalar Inserido No Contexto do Marketing de Serviços; a Orientação de Marketing para as Organizações de Saúde; O Marketing na Área de Saúde; Os Conceitos e as Funções Fundamentais de Marketing; Marketing Na Saúde; Marketing de Cuidados Médico-Hospitalares; Lucratividade e o Marketing na Saúde; Satisfação do Cliente; Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital – Empresa; Condicionantes Estruturais; Condicionantes Funcionais; encontros de Serviço e Satisfação de Clientes em Hospitais.
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

CICLO 4

Código Disciplina C.H. Ementa
599 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E DE SERVIÇOS 40h Análise Comparativa de Modelos de Alinhamento Estratégico; Fundamentos Teóricos e Principais Conceitos; Implementação de Estratégias Organizacionais; Aspectos Metodológicos; Apresentação dos Modelos de Alinhamento Estratégico; Modelo 2 - Balanced Scorecard (BSC); Modelo 3 - Hambrick e Cannella; Modelo 4 - Organizational Fitness Profiling (OFP); Discussão dos Resultados; Análise Comparativa dos Modelos de Alinhamento; Fatores-Chave para o Alinhamento Estratégico; Qualidade Total e Administração Hospitalar: Explorando Disjunções Conceituais; A Qualidade Nos Serviços de Saúde; O Movimento da Qualidade ao Longo da História; A Organização Hospitalar e suas Singularidades; Elementos para Crítica Construtiva aos Programas de Qualidade Aplicados ao Setor Saúde; Relações de Poder e Decisão: Conflitos entre Médicos e Administradores Hospitalares; Relações de Poder; Disciplina e Controle da Espacialidade; O Poder Médico e o Surgimento da Clínica; Controle, autonomia e Conflitos na Gestão; Descrição e Análise dos Dados; Autonomia e Participação; Relacionamento dos Médicos Proprietários com o Administrador Hospitalar; Conflitos, Prejuízos e Soluções; Impacto da Reforma de Financiamento de Hospitais de Ensino no Brasil.
600 HUMANIZAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO 40h Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde; Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 570 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

PROMOÇÃO

NO CARTÃO

R$ 1.620,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

VALOR REAL DO CURSO R$ 2.940,00

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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