PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Compreender o processo de aquisição da alfabetização e letramento através de situações que favoreçam a construção do conhecimento, bem como propiciar aos educandos atividades e exercícios que oportunizam situações de ensino- aprendizagem. Trabalhar de forma lúdica a fim de construir um conhecimento voltado para as descobertas em que o aluno vivencie suas próprias estratégias de conhecimento, construindo suas hipóteses sobre a leitura e a escrita.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O profissional da Educação, necessariamente um pedagogo, deve possuir a formação pessoal e profissional para atender as crianças nessa fase de desenvolvimento. Muitas crianças estão participando desta fase de escolaridade muito pequenas e precisam da mediação de adultos sensíveis para entender o mundo que vive. O profissional com esta especialidade ajudará no processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento da criança.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
85 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 45h O domínio do código. Língua escrita e língua oral. Língua culta e linguagem coloquial. Linguagem e escola em uma perspectiva social. O ambiente alfabetizador. Laboratório de ensino: formação do sujeito leitor/escritor; o texto na sala de aula: produção e interpretação de textos; diversidade e leituras (leitura de imagens, rótulos).

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
87 DESENVOLVIMENTO PSICO-COGNITIVO E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM 45h Discute as contribuições da teoria sócio-interacionista e da psicogênese para a compreensão do desenvolvimento do sujeito, focalizando os pontos de divergências e de complementaridade dessas teorias. Discute os processos de internalização de mediação das funções psicológicas. A análise da disciplina estará centrada na conceitualização do desenvolvimento psico-cognitivo da linguagem, buscando relacioná-los com o processo de ensino-aprendizagem.
89 PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 45h O letramento e a alfabetização no cenário mundial. As políticas de Alfabetização no Brasil. A proposta de Paulo Freire. Os conceitos de letramento e alfabetização. As discussões recentes sobre letramento e alfabetização.
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
88 PRODUÇÃO DE TEXTOS E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA 45h Estudo teórico-metodológico relativo ao ensino da linguagem oral e escrita. Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, do falar e o escutar. O ambiente alfabetizador. Projetos e recursos. Laboratório de ensino.
90 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 30h As principais concepções filosóficas sobre o conhecimento, sua evolução e as suas possibilidades de construção; o sujeito do conhecimento: como se desenvolve e como aprende; a perspectiva construtivista, a teoria sócio-interacionista: processos cognitivos nas diferentes teorias do conhecimento e da aprendizagem. Estudo de caso.
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
86 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 45h Reflexões sobre Educação Matemática. A formação do Pensamento Lógico. Psicologia do Pensamento Matemático Avançado. Laboratório de alfabetização matemática: metodologias e recursos a serem utilizados na alfabetização matemática de jovens e adultos.
91 TEORIA E PRÁTICA DA PSICOMOTRICIDADE: UMA REFLEXÃO DIALÉTICA 30h Questões históricas, conceituais e estruturais da Psicomotricidade. Considerações sobre psicomotricidade aprendizagem, vida socioafetiva do indivíduo. Ainda tratando das orientações balizadoras de propostas de avaliação/diagnóstico psicomotor e da elaboração e implementação de intervenção pelo psicomotricista.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

PROMOÇÃO

NO CARTÃO

R$ 1.620,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

VALOR REAL DO CURSO R$ 2.940,00

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.