PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Atualmente, não se pode pensar numa aprendizagem universitária que se ponha distante do foco maior: o aluno. Ajudá-lo a desenvolver habilidades de pensamento, construir e reconstruir caminhos é, sem dúvida, o papel do docente do ensino superior. O curso de pós-graduação com habilitação em docência do ensino superior, busca trabalhar a importância da metodologia e da didática para atuação desse profissional, favorecendo, assim, o trabalho didático pedagógico. Para tanto, faz-se necessário uma formação que privilegie a ação-reflexão-ação dos docentes universitários, criando sua própria identidade possibilitando novas atitudes, tornando-os investigadores da própria prática docente.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Tem a função de ensinar em universidades, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas. O docente do ensino superior está em constante busca pelo conhecimento a fim de interagir com os seus educandos. Não é indicado apenas para graduados na área de educação, pois é um curso que prepara o profissional para ensinar na Educação Superior.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
115 ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 45h Conceito e origem da Universidade, os tipos de Instituições de ensino superior, direitos e deveres: universidade, Faculdades integradas, faculdades, etc. Processos de Credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos. Evolução. Funções: ensino, pesquisa, extensão. Tecnologia e desenvolvimento social. O ensino superior no Brasil: origem, evolução e organização atual. Avaliação Institucional.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
114 QUALIDADE EM EDUCAÇÃO 45h Fundamentos da qualidade total. Principais tendências do contexto atual. Conceitos básicos e evolução histórica. Filosofia da QT/missão da educação: condição para a produção da QT na educação. Aspectos humanos. Estratégias e gerencias da QT. O relacionamento com o educando. Gerência participativa e delegação. Ferramentas da qualidade. Aprofunda estudos e análise sobre o desenvolvimento humano e organizacional a partir de uma visão crítica das relações que se estabelecem entre os indivíduos na organização. Analisa o processo cíclico de Desenvolvimento Humano e as mudanças de paradigmas que redefinem as relações e o comportamento entre os seres humanos, o trabalho e a organização. Aborda a questão da inteligência emocional e da criatividade como diferenciais para novos estágios de aprendizagens significativas e desenvolvimento humano, analisa a Ética como estruturante das relações interpessoais nas organizações de aprendizagens.
117 PSICOLOGIA EDUCACIONAL 30h Aprofunda estudos e análise sobre o processo de aprendizagem no indivíduo adulto. Trazendo as varias teorias e abordagens a cerca do desenvolvimento cognitivo em busca da efetivação da aprendizagem do sujeito.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
112 ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO 45h Análise da relação entre Educação, Economia e Trabalho; relação entre formação e emprego. As políticas públicas e a Educação; Legislação educacional e a situação política educacional.
229 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 45h Identifica métodos e a avaliação enquanto elementos constitutivos do Planejamento Educacional; Desenvolve habilidades para a elaboração de planos, programas e projetos na área da educação superior; Estudo de temas relevantes para repensar a prática do educador e possibilitar o fazer pedagógico mais crítico e reflexivo, assegurando uma aula dialógica e dialética.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
113 NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 30h Analisar os recursos, a utilização e aplicação das tecnologias: Data-show, Computador, Internet, vídeo aula, tele-aula; Gestão da informação na prática educacional - Microinformática; A transformação dos métodos de ensino com o uso da Internet: Navegação, Pesquisa e Comunicação; A informática - História e Evolução
116 PROBLEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO 45h As transformações da Sociedade Contemporânea e suas implicações Educacionais. Problemática educacional e “assujeitamento” social. Fronteiras da Educação Pós-Moderna. Implicações educacionais das crises epistemológicas contemporânea. Problemas da Educação brasileira.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.