PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

ENSINO DE FÍSICA

O ensino da Física deve oportunizar o uso de novas estratégias e tecnologias que garanta o aprendizado através do lúdico, estimulando no aluno e professores a criticidade e a criatividade, favorecendo um conhecimento que garanta o uso de estratégias em seu cotidiano, bem como o conhecimento de novos conteúdos. Assim, o mesmo poderá atuar como professor de forma significativa mediando situações de aprendizagem.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Há um amplo mercado de trabalho para os profissionais em Física em instituições de ensino, desde o nível fundamental, até o nível superior. Além desse campo mais tradicional, é hoje crescente a necessidade desses profissionais no mercado do entretenimento, em atividades relacionadas à divulgação da ciência e na elaboração dos mais diversos materiais para o ensino formal.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
63 EPISTEMOLOGIA E ENSINO DE FÍSICA 45h Empirismo e racionalismo; O empirismo-indutivismo: caracterização e problematização; Epistemologias contemporâneas: Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan Bachelard,Toulmin, Feyerabend e Bunge; Contribuições da epistemologia da Física para o ensino de Física.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
189 METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA 45h Mudanças no sistema educacional. A Física no cotidiano. Física aplicada. Multiculturalidade. Implicações sociais da Física. Articulação da escola-comunidade. Análise do livro didático.
65 TÓPICOS DA HISTÓRIA DA FÍSICA 45h As origens do pensamento científico. O nascimento da Física como disciplina científica. Evolução das ideias da Física e seus protagonistas. Física e sociedade. Contribuições da História para o ensino da Física.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
187 FUNDAMENTOS DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA I 30h Abordar conceitos centrais da Mecânica Quântica enfatizando a análise de vários fenômenos não explicáveis pela Física Clássica e de algumas aplicações da Mecânica Ondulatória
188 FUNDAMENTOS DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA II 30h Relatividade especial; Física de Partículas; estado sólido e supercondutividade; Física de plasmas.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
185 ASTROFÍSICA 45h Astrofísica Galática e Extragalática; Cosmologia; Sistema Solar; Unidades de distâncias; Distâncias Astronômicas; As fases da Lua / Rotação sincronizada da Lua; Mês Sinódico; Geometria das eclipses; O Universo, Astronomia Fundamental; Evolução Estelar; O Sol
190 TENDÊNCIAS ATUAIS NA EDUCAÇÃO 45h Noções básicas das teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões para o ensino de Física na educação básica – ensino médio.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

PROMOÇÃO

NO CARTÃO

R$ 1.620,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

VALOR REAL DO CURSO R$ 2.940,00

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.