PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

GESTÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS

Trata-se de um curso que vem sendo ofertado numa perspectiva de continuidade do ensino atual, uma vez que o processo de expansão das instituições de ensino se mantém, e estes profissionais vêm sendo chamados a exercer a função de bibliotecários, gestores de bibliotecas, auxiliares do uso da biblioteca, entre outros, um número significativo de profissionais que muitas vezes assume as funções nesse setor das escolas sem um maior contato com a natureza do trabalho exercido pelos docentes que lá atuam.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O curso pretende qualificar profissionais das mais diversas áreas, tais como, biblioteconomistas, pedagogos, professores de diversas áreas, entre outros, dentro de uma perspectiva de qualidade da educação e, de acordo com as reformas educacionais, implementadas nos últimos anos que produziram mudanças nos setores administrativos e pedagógicos, redimensionando as funções dos profissionais da educação, desenvolvendo ações para acompanhar atividades ligadas à melhoria da qualidade da aprendizagem educativa, bem como, contribuir para a formação de um profissional com ampla visão da área que o capacite a atuar na gestão de Bibliotecas públicas ou institucionais.

CARGA HORÁRIA: 600h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
267 BIBLIOTECONOMIA, SOCIEDADE E INFORMAÇÃO 60h Biblioteconomia, Sociedade E Informação; Os Fundamentos Da Biblioteconomia; A Biblioteconomia E Suas Relações Com A Ciência Da Informação; A Biblioteconomia Como Ciência E Sua Origem E Trajetória No Brasil; A Formação Acadêmica E As Atribuições Do Bibliotecário; A Origem E A História Das Bibliotecas Mundo Afora; Etimologia, Definições E Conceitos; As Bibliotecas Do Mundo Antigo; Bibliotecas Na Idade Média; Bibliotecas Monacais; Bibliotecas Na Idade Moderna; Tipos De Biblioteca; O Uso Estratégico Da Informação No Ambiente Da Biblioteca Escolar; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; A Biblioteca Escolar Na Transferência E Gestão Da Informação; Princípios E Diretrizes Para Uma Biblioteca Pública E Escolar; A Entrada Da Informática Nas Bibliotecas Públicas E Escolares; Os Multimeios E Programas Multimídia; Os Softwares Educacionais; A Automação Das Bibliotecas; Alguns Softwares Para Bibliotecas; A Ativação Da Biblioteca; A Indexação E A Catalogação De Documentos; Indexação; Catalogação; Os Repositórios Digitais (RDS); O Código De Ética Dos Profissionais Da Biblioteconomia.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
265 ADMINISTRAÇÃO, TRATAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS 60h Administração, Do Tratamento E Da Organização De Bibliotecas; A Gestão De Pessoas E Informações Na Administração De Bibliotecas Escolares; A Gestão De Pessoas; O Bibliotecário Como Gestor De Informações; O Bibliotecário Como Gestor De Pessoas; Os Métodos De Classificação De Documentos; Método Alfabético; Método Geográfico; Método Ideográfico; Método Numérico; Método Alfanumérico; As Normas, A Legislação E A Acessibilidade Á Informação; LAI: Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/11; Normas da ABNT de interesse para a biblioteconomia; De abreviação; De apresentação; De numeração/ordenação; De publicação; De outros assuntos; Bibliotecas públicas: Definição, missão, princípios e trajetória; As Funções E Os Serviços Prestados Pelas Bibliotecas Públicas; O Sistema Nacional De Bibliotecas Públicas – SNBP; A Biblioteca Pública E A Informação Para A Comunidade; A Profissionalização Dos Agentes Do Uso Das Bibliotecas; Atividades, Função E Atribuições Do Auxiliar De Biblioteca; A Biblioteca Escolar E A Escola; Os Processos Dinamizadores De Uma Biblioteca Escolar; Análise, Planejamento, Construção E Organização Das Bibliotecas Infantis; Desafios Na Construção De Uma Biblioteca Digital; Evolução Do Conceito De Biblioteca Digital; Pontos Importantes Na Implementação Da Biblioteca Digital; Instalações físicas; Aquisição, desenvolvimento de coleções e comutação bibliográfica; Catalogação, classificação e indexação; Periódicos; Referência; Preservação; Tecnologia.
269 GESTÃO ESTRATÉGICA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS 60h Biblioteconomia: Uma Profissão Em Evolução; A Biblioteca Escolar: Primeiras Palavras; Gestão Da Biblioteca Escolar: Metodologias, Enfoques E Aplicação De Ferramentas De Gestão E Serviços De Biblioteca; Teoria Da Qualidade; Teoria De Sistemas; Ferramentas De Gestão Ou Ferramentas Da Qualidade; Brainstorming; Diagrama De Causa E Efeito (Espinha De Peixe / Diagrama De Ishikawa); Diagrama De Pareto; Histograma Ou Diagrama De Frequência; Matriz De Priorização GUT; Ciclo PDCA; Fluxograma; 5w2h; Aplicação Prática (Fluxograma, PDCA E 5W2H); O Silêncio Acerca Da Biblioteca Escolar; Epistemologia E Definições; O Fenômeno Da Globalização E A Manutenção Das Bibliotecas; A Biblioteca Escolar E O Direito À Informação; A Gestão Estratégica Da Informação Na Biblioteca Escolar; A Estrutura E O Funcionamento Das Bibliotecas Públicas E Escolares; A Segurança E O Espaço Físico; Horário De Funcionamento; As Bibliotecas, Os Bibliotecários E O Desenvolvimento Das Habilidades Nos Seus Usuários; A Biblioteca Escolar, A Pesquisa Escolar E A Pesquisa Na Internet; O Uso Estratégico Da Informação No Ambiente Escolar; Automação De Bibliotecas E Centros De Documentação: O Processo De Avaliação E Seleção De Softwares; Metodologia Utilizada Na Avaliação; Requisitos Utilizados Na Avaliação E Seleção; Requisitos Específicos; Requisitos Gerais; Treinamento; Instalação, Testes E Garantia; Suporte Técnico E Manutenção; Documentação; Condições Institucionais; A Questão Da Conversão Retrospectiva; Compatibilidade Com Formatos Padronizados De Registros Bibliográficos; A ISO 2709; O Protocolo Z39.50; O Formato Marc; Descrição Dos Softwares Avaliados; Potiron Informática Sociedade Civil Ltda., Responsável Pelo Software Ortodocs; Fundação Getúlio Vargas (FGV), Responsável Pelo Software Virgínia Tech Library System - VTLS 500; Via Ápia Informática, Responsável Pelo Sistema Thesaurus De Controle De Bibliotecas; Ex- Libris, Responsável Pelo Software Aleph; Modo Novo Consultoria E Informática Ltda., Responsável Pelo Software Informa Biblioteca Eletrônica; Dins – Dados, Informação & Serviços, Responsável Pelo Software: Caribe; Drv Informática, Responsável Pelo Software: Biblio; Walda Antunes Consultorias/Wa Corbi, Responsável Pelo Software: Arches Lib.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
264 ADMINISTRAÇÃO COMPLEXA E LIDERANÇA COACHING 60h "Administração Complexa": Revendo as Bases Científicas da Administração; Teoria da Complexidade: Conceitos Gerais; Sistemas Complexos Adaptativos; A Organização Compreendida como um Sistema Complexo Adaptativo; A Teoria da Complexidade como uma nova base Científica para a Administração; Princípios de Administração "Complexa"; Autonomia; Cooperação; Agregação; Auto-Organização; Administração Complexa na Prática: o Estudo de Caso; Liderança Coaching: um Modelo de Referência para o Exercício do Enfermeiro-Líder no Contexto Hospitalar; Aplicação do Processo de Análise de Conteúdo; Oito Atribuições do Líder Coach.
266 GESTÃO DE PESSOAS, DE COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO 30h Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
268 CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM ACERVOS PÚBLICOS E INSTITUCIONAIS 60h Arquivologia; Surgimento E História Da Arquivologia; A Organização Do Acervo; Processos De Catalogação; Definindo Critérios De Organização; Aprenda A Ordenar Os Livros; Crie Uma Política De Empréstimos; Mantenha As Prateleiras Sempre Arrumadas; Armazenamento, Seleção, Aquisição E Descarte; Organização Do Acervo; O Acervo De Obras Raras; International Standard Book Number – ISBN; Plano Nacional De Microfilmagem De Periódicos Brasileiros – Plano; O Acervo Da Biblioteca Nacional; Princípios Básicos De Gestão Da Informação Na Biblioteca Escolar; Gestão E Organização De Arquivos E Documentos; Teoria Arquivística, Princípios, Conceitos E Técnicas; Princípio Da Proveniência; Princípio Da Organicidade; Princípio Da Unicidade; Princípio Da Indivisibilidade; Princípio Da Cumulatividade; Princípio Da Pertinência; Princípio Da Territorialidade; Princípio Do Respeito À Ordem Original Ou Ordem Primitiva; Princípio Do Inter-Relacionamento; Princípio Da Autenticidade; Princípio Da Reversibilidade; Princípio Da Legalidade; A Adoção De Técnicas Arquivísticas E A Importância Dos Arquivos; As Características Singulares E As Diferenças Entre Os Arquivos Públicos E Os Privados; Exemplos Classificação De Arquivos Públicos; Órgãos De Documentação; A Gestão Documental E A Gestão Arquivística; As Relações Do Conhecimento Produzido Na Área De Arquivologia Com A Ciência Da Informação; O Periódico Arquivo & Administração; Apresentação E Análise Dos Dados; Dos Trabalhos; Autoria Dos Trabalhos; Vinculação Dos Autores Dos Trabalhos; Apresentação E Análise Dos Dados Das Referências; Idioma Das Referências; Ano De Publicação Das Referências; Autores Das Referências; Gerência E Tratamento De Documentos E Formação Dos Arquivos; Documentos: Conceitos, Definições, Elementos Característicos E Classificação; Classificação De Documentos; A Classificação De Documentos E Seus Níveis; Arquivo, Arquivística E Arquivologia: Conceitos, Definições, Importância E Finalidade; Arquivos: Tipos, Objetivos E Competências Das Entidades; A Rapidez E A Eficiência Dos Métodos De Classificação De Documentos; Classificação Decimal De Dewey (CDD); Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Facetada; Library Of Congress; Classificação Bibliográfica De Bliss; As Contribuições De Brown; Ranganathan E As Cinco Leis Da Biblioteconomia; Atribuições.
270 MOTIVAÇÃO, RESILIÊNCIA, ABSENTEÍSMO, ROTATIVIDADE E AUTO-EFICÁCIA 60h Motivação, Resiliência, Absenteísmo, Rotatividade E Auto-Eficácia; Motivação: Conceitos, Significados. Etimologia E Definição; Conceitos e definições acerca da Motivação; Motivação intrínseca e extrínseca; Teorias da motivação; Motivação no trabalho; Motivação empresarial; Motivação nas organizações; Motivação profissional; Motivação e liderança; Motivação de equipes; Teoria De Motivação E O Ponto De Vista De Seus Principais Autores; Teoria da Motivação de Maslow: Teoria da hierarquia das necessidades; Teoria das Necessidades Adquiridas - Teoria de McClelland; As três necessidades motivadoras em detalhe; Como utilizar esta teoria; Teoria de Herzberg - Teoria dos Dois Fatores: Higiênicos e Motivacionais; Fatores higiênicos; Fatores Motivacionais; Teoria X e Y - Teoria de McGregor sobre Motivação; Teoria X; Os princípios básicos da Teoria X são; Teoria Y; Os princípios básicos da Teoria Y são; Teoria de Alderfer - Teoria ERC Existência, Relacionamento e Crescimento; Resiliência; Resiliência E A Auto-Eficácia Percebida: Articulação Entre Conceitos; Auto-eficácia; Resiliência e motivação; Resiliência e apoio social; Necessidades De Treinamento Organizacional E Motivação Para Trabalhar; Absenteísmo; A Relação Da Motivação Para O Trabalho Com As Metas Do Trabalhador; Motivação no trabalho; Teorias Motivacionais e Programas de Motivação; Estrutura motivacional e perfil motivacional; Motivação laboral e perfil motivacional.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 600 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.100,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.710,00

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.600,00

em até 12x sem juros

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

14x

15x

16x

17x

18x

19x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 1.050,00

R$ 700,00

R$ 525,00

R$ 420,00

R$ 350,00

R$ 300,00

R$ 262,50

R$ 233,33

R$ 210,00

R$ 190,91

R$ 175,00

R$ 161,54

R$ 150,00

R$ 140,00

R$ 131,25

R$ 123,53

R$ 116,67

R$ 110,53

R$ 105,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 855,00

R$ 570,00

R$ 427,50

R$ 342,00

R$ 285,00

R$ 244,29

R$ 213,75

R$ 190,00

R$ 171,00

R$ 155,45

R$ 142,50

R$ 131,54

R$ 122,14

R$ 114,00

R$ 106,88

R$ 100,59

R$ 95,00

R$ 90,00

R$ 85,50

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 800,00

R$ 533,33

R$ 400,00

R$ 320,00

R$ 266,67

R$ 228,57

R$ 200,00

R$ 177,78

R$ 160,00

R$ 145,45

R$ 133,33

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.