PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

NEUROPSICOPEDAGOGIA

A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento transdisciplinar que tem em sua origem a Neurociência, a Pedagogia e a Psicologia. Aborda as relações entre o sujeito com o conhecimento na sua construção e reconstrução. As áreas abrangidas neste curso correspondem Neurociência, à Pedagogia e à Psicologia com referência ao processo de aprendizagem seus estilos, suas modalidades tendo como foco crianças, adolescentes e adultos. Prevê-se que a intervenção neuropsicopedagógica possa ocorrer em instituições escolares e em outras instituições, tendo como objetivo geral formar o profissional para atuar na intervenção neuropsicopedagógica nessas instituições.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O curso foi estruturado de modo a permitir adequação às mudanças necessárias para a formação de profissionais, que atuem ou desejem atuar na área da NEUROPSICOPEDAGOGIA, voltado para a formação de profissionais, dentro de uma perspectiva do trabalho em clínicas especializadas, escolas públicas ou privadas, faculdades, institutos educacionais, entre outros.

CARGA HORÁRIA: 600h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
307 INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 60h A Psicopedagogia Clínica E Institucional; Conceitos, Definições E Epistemologia; O Psicopedagogo E O Fazer Psicopedagógico; A Psicopedagogia, A Atuação Psicopedagógica E Seus Objetivos; O Assessoramento Psicopedagógico E A Importância Da Atuação Psicopedagógica Na Interação Educação E Psicologia; A Importância Da Atuação Psicopedagógica No Contexto Escolar; A Demanda Por Avaliação Psicopedagógica; O Enunciado E A Escuta Da Demanda; Condições Necessárias Na Enunciação E Na Escuta Da Demanda; Condições De Tempo E De Lugar; A Psicopedagogia Como Prática, Investigação E Saber Científico; A Atuação Do Psicopedagogo Dentro E Fora Da Clínica; As Teorias Da Psicopedagogia Institucional; A Psicopedagogia No Cenário Escolar; As Intervenções Psicopedagógicas Na Escola; O Psicopedagogo E A Intervenção Junto Ao Professor; A Intervenção Psicopedagógica E Interação Social; As Abordagens Psicopedagógicas; A Atuação Do Psicopedagogo Na Escola; O Psicopedagogo E O Seu Papel Frente Aos Desafios Contemporâneos; O Psicopedagogo E A Sua Práxis Neste Novo Milênio; O Que É Aprendizagem E Quando Intervir?; A Psicopedagogia E As Modalidades De Aprendizagens; O Desafio Do Psicopedagogo Frente Aos Problemas De Aprendizagem; Apropriação Do Conhecimento: A Maior Das Paixões; Os Desafios Que (In) Viabilizam A Aprendizagem Sob A Ótica Do Psicopedagogo; A Distância Cultural; Um Currículo Diferenciado Em Situações De Aprendizagem; A Psicopedagogia E As Dificuldades De Aprendizagem; A Psicopedagogia E A Aprendizagem No Contexto Educativo.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
311 AS IDEIAS PSICOPEDAGÓGICAS E SEUS DIFERENTES LOCOS DE ATUAÇÃO 60h As Ideias Psicopedagógicas e seus Diferentes Locos de Atuação; A Psicopedagogia Experimental Aplicada A Formação De Professores; Primeira Parte. Análise De Conceitos; O Que É Psicopedagogia?; O Que É Psicologia Experimental?; Segunda Parte: A Formação De Professores Apoiada Na Psicopedagogia Experimental; Alterações Cognitivas Em Escolares De Classe Socio-Econômica Desfavorecida: Resultados De Intervenção Psicopedagógica; Método; Descrição Da Avaliação Neuropsicológica; Métodos Pedagógicos De Estimulação Cognitiva; Resultados; Discussão; Problemas Da Educação: O Caso Da Psicopedagogia; À Guisa De Conclusão; As Ideias Psicopedagógicas E A Espiritualidade No Karate-Do Segundo A Obra De Gichin Funakoshi; Aprender Com O Corpo; A Arte Do Vazio; Aprendizagem Autorregulada Da Leitura: Resultados Positivos De Uma Intervenção Psicopedagógica; Compreensão Autorregulada Em Leitura: Referenciais Teóricos; Método; Participantes; Instrumentos E Materiais; Procedimentos; Procedimentos De Intervenção (Ge); Procedimentos Do Pós-Teste (Ge E Gc); Resultados; Discussão; O Estado Do Conhecimento Acerca Da Psicopedagogia Escolar No Brasil; Psicopedagogia – Um Pouco De História; Pesquisas Que Investigaram A Psicopedagogia Escolar.
144 EDUCAÇÃO COGNITIVA, DESENVOLVIMENTO HUMANO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 60h A Educação Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Educação Cognitiva; O Desenvolvimento Humano; Definindo Desenvolvimento; A Importância, os Fatores e os Aspectos do Desenvolvimento Humano; Os Princípios Básicos do Desenvolvimento Humano; As Multidimensões do Desenvolvimento Humano; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Sigmund Freud (1856-1939); Jean Piaget (1896-1980); Henri Wallon (1879-1962); Lev S. Vygotsky (1896-1934); Albert Bandura (1925-Presente); Arnold Gesell (1880-1961); Erick Erikson (1902-1994); Urie Bronfenbrenner (1917-2005); Os Processos Proximais; Condições de Aprendizagem; Condições Biológicas; Condições Psicológicas; Condições Pedagógicas; A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica; Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; Da Problemática; Das Sessões de Intervenção; Planejamento das Atividades; Desenvolvimento das Sessões; Pontuação, Assinalamento e Interpretação Operacional; Avaliação; Registro; Aspectos Relevantes da Intervenção; Fases da Intervenção; As Hipóteses;Esquemas de Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Objetivos do Tratamento; Avaliações Psicopedagógicas da Matemática entre Outras; De Alunos com um Ambiente Desfavorável; Alunos com Necessidades Educacionais Específicas Decorrentes de Situações Sociais ou Culturais Desfavorecidas; Avaliação do Ambiente Social; Com Problemas e Transtornos Emocionais e de Conduta; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos; Medicamentos Específicos e para Controle do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Síndrome de Tourette (ST); Medicamentos (Quando e o Que Usar?); Exames que Detectam Distúrbios Diversos com Certa Precisão; Ressonância Magnética Funcional; Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem; Caso a Ser Analisado e o Lugar do Psicopedagogo.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
310 ATENDIMENTO E SUPORTE PSICOPEDAGÓGICO 60h Atendimento e Suporte Psicopedagógico; Desempenho Escolar e Autoconceito de Alunos Atendidos em Serviços Psicopedagógicos; Método; Delineamento; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Análise Dos Dados; Resultados; Discussão; Suporte Psicopedagógico na Escola: Estudo de Seguimento com Escolares; Método; Aspectos Éticos; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Primeiro Momento de Avaliação; Segundo Momento de Avaliação; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Crianças com Dificuldades Escolares Atendidas em Programa de Suporte Psicopedagógico na Escola: Avaliação de Autoconceito; Método; Caracterização do Contexto da Pesquisa; Participantes; Instrumentos; Procedimentos; Coleta de Dados; Tratamento dos Dados; Resultados; Discussão; Programa de Intervenção para Pais de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Um Estudo Preliminar; Documentos Oficiais e Dificuldades de Aprendizagem; Participação Familiar no Processo de Escolarização e o Paradigma da Inclusão; Contribuições da Teoria Bioecológica para o Processo de Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Fundamental; Objetivo; Método; Participantes; Procedimento; Resultados; Caracterização dos Participantes e das Crianças; A Percepção dos Pais Sobre o Início da Escolarização; Avaliação do Curso pelos Participantes; Discussão; Oficinas de Linguagem: Proposta de Atendimento Psicopedagógico para Crianças com Queixas Escolares; Indicadores de Vulnerabilidade em Crianças com Queixas Escolares; As Oficinas de Linguagem; As Oficinas de Linguagem e os Problemas Sócio-Emocionais de Crianças com Dificuldades Escolares; Método; Participantes; Instrumentos; Procedimento de Coleta; Procedimento de Análise dos Dados; Aspectos Éticos; Resultados; Significado Clínico Das Melhoras Obtidas; Discussão.
312 CIÊNCIAS NEUROLÓGICAS E NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS 60h As Ciências Neurológicas e Neurociências Cognitivas; A Neurociência e a Filogênese do Sistema Nervoso; Questões Epistemológicas das Neurociências Cognitivas; Os Paradigmas Computacional e Dinamicista; Interações Cérebro, Corpo e Ambiente; Uma Computação Pragmática?; Atividade Cerebral e Atividade Mental; A Neurociência e as Bases Estruturais do Sistema Nervoso; As Meninges; A Medula Espinhal; O Tecido Nervoso; Os Hemisférios Cerebrais; O Diencéfalo (Tálamo e Hipotálamo); O Tronco Encefálico; O Cerebelo; Os Neurônios, sua Estrutura e suas Funções; A Classificação dos Neurônios; As Sinapses; A Divisão, Especialização, Função dos Hemisférios e Características de cada Hemisfério Cerebral; As Características de cada Hemisfério; O Sistema Nervoso Central, sua Plasticidade e a Memória; A Memória, o Processo de Memorização e a Perda de Memória; Memória de Longo Prazo ou de Longa Duração; Memória de Curto Prazo ou de Curta Duração; Perda de Memória; Déficit de Memória; Inteligência Fluida: Definição Fatorial, Cognitiva e Neuropsicológica; Psicometria e Inteligência Fluida; Psicologia Cognitiva e Inteligência Fluida; Estudos Iniciais dos Componentes Cognitivos do Raciocínio Analógico; Os Componentes de Processamento Cognitivos para Problemas em Matrizes; Inteligência Fluida e Memória de Trabalho: os Estudos da Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia; A Memória de Trabalho; O Executivo Central e a Inteligência Fluida; As Relações entre Inteligência Fluida, Executivo Central e as Tarefas de Raciocínio Analógico; Evidências da Neurociência e da Neuropsicologia; A Importância Da Neurociência Na Educação.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
308 NEUROCIÊNCIA, PSICOPEDAGOGIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO 60h As Neurociências, da Psicopedagogia e da Aprendizagem na Educação; As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem no Contexto da Investigação Temática Freiriana; O Desenvolvimento da Consciência Crítica para Compreender a Necessidade da Investigação Temática Freiriana; O Processo de Investigação Temática; A Importância da Aprendizagem Focada no Contexto do Aprendente para Maior Produção de Estímulos Emocionalmente Competentes; Conhecimentos Neurocientíficos na Formação de Professores; Contribuições das Neurociências ao Processo de Alfabetização e Letramento em uma Prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso; Pressupostos Teóricos; Memória e Aprendizagem; Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Mecânica; Os Novos Desafios; Opção Metodológica; Intervenção e Resultados; A Observação; A Regência; Neurociência: Conceitos e Definições; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Os Pré-Requisitos da Aprendizagem; O Amadurecimento Cognitivo; Redescoberta da Mente na Educação: A Expansão do Aprender e a Conquista do Conhecimento Complexo; Por que a Mente na Educação?; Três Modalidades de Aprendizagem Escolar e a Diversificação de Estados de Mentitude; Modalidade de Aulas Teóricas Tradicionais; Modalidade de Aulas Experimentais; Modalidade de Aulas Demonstrativas; Algumas Considerações Sobre o Marcador Somático na Memória de Longa Duração; Funções Mentais Cognitivas; O Desenvolvimento do Sistema Nervoso; Aprendizado, Memória e o Amadurecimento Neuronal; Áreas que Estudam o Cérebro e suas Implicações Na Aprendizagem.
309 NEUROCIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, DETERMINISMO BIOLÓGICO E PROCESSAMENTO DA FLUÊNCIA EM LEITURA 30h Neurociências, Educação, Determinismo Biológico E Processamento Da Fluência Em Leitura; Neurociências E Educação: Uma Articulação Necessária Na Formação Docente; Cérebro E Aprendizagem; Conhecimentos Neurocientíficos Na Formação De Professores; Avaliação De Escrita Na Dislexia Do Desenvolvimento: Tipos De Erros Ortográficos Em Prova De Nomeação De Figuras Por Escrita; Pensamento Visual E Inteligência; Começar Cedo; Emoção E Grafismo; Muitas Respostas; Arte & Imaginação; A Imagem Fala; Ilusão Perdida; A Vez Da Intuição; Missão Possível; Determinismo Biológico E As Neurociências No Caso Do Transtorno De Déficit De Atenção Com Hiperatividade; O Reducionismo E O Determinismo Neurogenético; Neurociência E Comportamento Infantil; Avanços No Conhecimento Do Processamento Da Fluência Em Leitura: Da Palavra Ao Texto; Revisão De Literatura; O Desenvolvimento Da Leitura; Processamento Da Linguagem Escrita; Fluência De Leitura; Taxa De Leitura; A Prosódia Na Leitura; A Compreensão De Leitura; Discussão.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 600 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

PROMOÇÃO

NO CARTÃO

R$ 1.620,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

VALOR REAL DO CURSO R$ 2.940,00

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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