PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

PSICOMOTRICIDADE

Ajudar a criança a conhecer o mundo que a cerca, através de seu corpo é sem dúvida uma das grandes tarefas da psicomotricidade. Sabemos que através dos gestos e movimentos emitimos os primeiros sinais de comunicação. O curso de Psicomotricidade prepara o profissional da área a relacionar e compreender o desenvolvimento humano.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Eenfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. O profissional desta área pode atuar em Educação, Clínica, Consultoria, Supervisão, e Pesquisa.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
160 LUDICIDADE, JOGOS E BRINCADEIRAS 45h Estuda os aspectos filosóficos e sociológicos do jogo e da brincadeira, incluindo questões conceituais e metodológicas. Concepções teóricas sobre ludicidade, jogo e brincadeira, suas relações com o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
57 PSICOLOGIA E FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 30h Apresenta e discute questões fundamentais da neurofisiologia e neuropsicologia. As relações da cognição e psicologia com o desenvolvimento. Ainda tratando das síndromes e disfunções de aprendizagem.
318 PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 45h Questões sócio-históricas, teóricas e metodológicas da educação inclusiva, considerando a consciência interdisciplinar e a psicomotricidade (normalidade e patologia influenciando a na aprendizagem).

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
317 MATURAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA 45h Apresenta e debate questões básicas quanto à maturação dos infantes relacionado-a ao desenvolvimento e aprendizagem psicomotora.
161 PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 45h Questões fundamentais da Educação Física escolar (conceitos e definições), acessando e debatendo seu desenvolvimento e perspectiva cultural nos seus diversos momentos históricos, observando e discutindo as abordagens pedagógicas brasileiras. Ainda apresenta e debate critérios de estruturação de proposta de aula. E questões referentes à formação profissional em Educação Física.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
319 PSICOMOTRICIDADE TERAPÊUTICA E PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL 45h Fundamentos da Psicomotricidade Terapêutica e da Psicomotricidade Relacional, suas diferenças, similaridades, métodos e técnicas.
91 TEORIA E PRÁTICA DA PSICOMOTRICIDADE: UMA REFLEXÃO DIALÉTICA 30h Questões históricas, conceituais e estruturais da Psicomotricidade. Considerações sobre psicomotricidade aprendizagem, vida socioafetiva do indivíduo. Ainda tratando das orientações balizadoras de propostas de avaliação/diagnóstico psicomotor e da elaboração e implementação de intervenção pelo psicomotricista.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.