PÓS-GRADUAÇÃO / EDUCACIONAL

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

A Psicopedagogia baseia-se na reeducação de crianças com problemas denominados de distúrbios de aprendizagem, e nos seus primórdios tinha sua ação pautada por um modelo médico de compreensão e tratamento. Ela integra e constrói sua própria síntese a partir das contribuições de várias áreas de conhecimento, tais como a Pedagogia, a Psicologia, a Lingüística, a Sociologia, a Epistemologia Genética, a Neurologia e a Psicanálise, buscando não só o tratamento, mas também a prevenção das dificuldades no processo de aprendizagem do indivíduo.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Enfoca a unidade da educação psicológica do aluno, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais na formação da criança quanto indivíduo. O profissional desta área pode atuar em Educação, Consultoria, Supervisão, e Pesquisa. O campo de trabalho para a Psicopedagogia Institucional não está voltado para o trabalho clínico, para isso, ele deverá fazer um curso que tenha esta especificidade.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
322 INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA 45h Estudos dos aspectos fundamentais da Psicopedagogia, tais como: princípios norteadores, definição; histórico; objeto de estudo; correntes teóricas; diferentes concepções de aprendizagem e de problemas de aprendizagem; identidade profissional do psicopedagogo; campos de conhecimento; campos de atuação; delimitação do papel profissional; características do trabalho na clínica e na instituição.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
321 FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: LEIS, CÓDIGOS E DIRETRIZES 45h Histórico da Psicopedagogia. Fundamentos filosóficos da psicopedagogia Institucional. A psicopedagogia como fator de inclusão social. A atuação psicopedagógica institucional no Brasil. Código de Ética da Psicopedagogia. Ambiente escolar e auto-estima.
90 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 30h As principais concepções filosóficas sobre o conhecimento, sua evolução e as suas possibilidades de construção; o sujeito do conhecimento: como se desenvolve e como aprende; a perspectiva construtivista, a teoria sócio-interacionista: processos cognitivos nas diferentes teorias do conhecimento e da aprendizagem. Estudo de caso.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
87 DESENVOLVIMENTO PSICO-COGNITIVO E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM 45h Discute as contribuições da teoria sócio-interacionista e da psicogênese para a compreensão do desenvolvimento do sujeito, focalizando os pontos de divergências e de complementaridade dessas teorias. Discute os processos de internalização de mediação das funções psicológicas. A análise da disciplina estará centrada na conceitualização do desenvolvimento psico-cognitivo da linguagem, buscando relacioná-los com o processo de ensino-aprendizagem.
91 TEORIA E PRÁTICA DA PSICOMOTRICIDADE: UMA REFLEXÃO DIALÉTICA 30h Questões históricas, conceituais e estruturais da Psicomotricidade. Considerações sobre psicomotricidade aprendizagem, vida socioafetiva do indivíduo. Ainda tratando das orientações balizadoras de propostas de avaliação/diagnóstico psicomotor e da elaboração e implementação de intervenção pelo psicomotricista.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
320 DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO 60h Introdução à dimensão institucional do trabalho psicopedagógico: suas características, seus objetivos e suas funções, nas diferentes instituições. A intervenção institucional em psicopedagogia e as ações do especialista, tendo em vista o diagnóstico da instituição, a prevenção e o encaminhamento dos problemas de aprendizagem. As diferentes organizações dos grupos na instituição e suas relações com o processo de aprender. A intervenção psicopedagógica junto aos educadores, possibilitando a construção coletiva do conhecimento. As perspectivas da educação escolar para o século XXI e o papel da psicopedagogia vinculados às transformações da sociedade como um todo. Encaminhamento para o estágio institucional.
279 MÉTODOS E TÉCNICAS DE TRABALHO COM A FAMÍLIA 30h Análise da estrutura, organização e interação familiar; O relacionamento familiar no mundo contemporâneo e abordagem comunitária; O trabalho com a família e os métodos, instrumentos e técnicas utilizados; Estratégias profissionais de enfrentamento às questões que envolvem o trabalho com famílias na atualidade; Conhecimento e elaboração de projetos de intervenção social para a família, contemplando diretrizes das políticas públicas.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

PROMOÇÃO

NO CARTÃO

R$ 1.620,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

VALOR REAL DO CURSO R$ 2.940,00

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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