PÓS-GRADUAÇÃO / EMPRESARIAL

GESTÃO EM TURISMO

O Turismo é hoje um grande indutor de desenvolvimento, por isso a urgência de um setor de gestão; alavancar esse setor da economia não se dá mais de forma amadora. Exigem-se profissionais habilitados para um funcionamento coerente. Dessa forma, visa promover mecanismos de gestão para que o setor turístico seja cada dia mais profissionalizado, desenvolvendo formas num sistema integrador e bastante dinâmico, com pessoas capacitadas para gerenciar os recursos de uma economia crescente.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Esse profissional cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Ele gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.

CARGA HORÁRIA: 495h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
383 NOÇÕES BÁSICAS DE TURISMO 45h Os Conceitos e Definições de Turismo; Origem e Evolução do Turismo; Conceitos e Definições de Hospitalidade; Origem e Evolução de Hospitalidade; Turismo e Hospitalidade: Setor Terciário.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
380 CARTOGRAFIA APLICADA AO TURISMO 30h A comunicação, produtos e representação cartográfica; Produtos cartográficos usados para informações turísticas; Localização geográfica e fusos horários.
381 EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TURISMO SUSTENTÁVEL 45h Fundamentos básicos de educação ambiental; Educação Ambiental para o planejamento e a gestão de atividades turísticas; A relação entre turismo, sustentabilidade e educação ambiental; Etapas de planejamento de projetos em educação ambiental e turismo.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
382 INFRAESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS 30h Administração de Recursos Humanos no Brasil: evolução histórica; A sistêmica de Recursos Humanos, Planejamento de Recursos Humanos; Recrutamento; Seleção de Pessoal; Plano de Cargos e Salários; Benefícios.
358 Legislação Urbana e o Meio Ambiente 30h A questão urbana na atualidade. O processo de urbanização e as relações com o meio natural. As leis urbano-ambientais. O uso, a ocupação desordenada do solo e a margem de regulação existente. O ar, as águas e os resíduos produzidos no ambiente urbano: como se encontram, como deveriam ser e o que fazer para evitar ou compensar impactos antrópicos.Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira; A Constituição e Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira; A Constituição Federal de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas; O estatuto da cidade; As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações: o perímetro urbano; O controle do uso e a ocupação do solo urbano, o parcelamento do solo urbano, a legislação ambiental, o código de edificações, as posturas municipais, o Plano Diretor Geral de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas; O estatuto da cidade: As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
384 PLANEJAMENTO, CONSULTORIA E PROJETOS EM TURISMO 45h Planejamento: conceitos, princípios, dimensões e classificações; Planejamento como processo; Planejamento Turístico; Fontes de financiamento; Técnicas de elaboração de projetos; Análises; Estudos financeiros, administrativos e jurídicos; Critérios de avaliação; Estudo técnico da demanda; Estudo de caso.
385 TURISMO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO 60h Conceitos básicos de teoria das organizações; Conteúdo e processo estratégico; Formulação, implementação e avaliação de estratégias; Estratégia, ambiente e competitividade; Relações e impactos das estratégias, ambiente e fatores organizacionais sobre o desempenho de empresas turísticas; Pesquisa mercadológica do produto turístico; Elaboração de estratégias de marketing aplicadas à realidade do turismo; Comportamento do Consumidor no turismo; Comportamento e diagnóstico organizacional; Gestão por competências; Habilidades gerenciais face aos novos paradigmas organizacionais.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 495 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.100,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.710,00

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.600,00

em até 12x sem juros

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

14x

15x

16x

17x

18x

19x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 1.050,00

R$ 700,00

R$ 525,00

R$ 420,00

R$ 350,00

R$ 300,00

R$ 262,50

R$ 233,33

R$ 210,00

R$ 190,91

R$ 175,00

R$ 161,54

R$ 150,00

R$ 140,00

R$ 131,25

R$ 123,53

R$ 116,67

R$ 110,53

R$ 105,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 855,00

R$ 570,00

R$ 427,50

R$ 342,00

R$ 285,00

R$ 244,29

R$ 213,75

R$ 190,00

R$ 171,00

R$ 155,45

R$ 142,50

R$ 131,54

R$ 122,14

R$ 114,00

R$ 106,88

R$ 100,59

R$ 95,00

R$ 90,00

R$ 85,50

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 800,00

R$ 533,33

R$ 400,00

R$ 320,00

R$ 266,67

R$ 228,57

R$ 200,00

R$ 177,78

R$ 160,00

R$ 145,45

R$ 133,33

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.