PÓS-GRADUAÇÃO / SAÚDE

ENFERMAGEM GINECOLÓGICA, OBSTÉTRICA E NEONATAL

O curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem ginecológica, obstétrica e neonatal, busca ampliar a reflexão de conceitos e práticas fundamentais para a área, o que inclui o enfrentamento dos desafios presentes no cotidiano das organizações de saúde. Assim, os componentes curriculares e a abordagem teórico-metodológica deverão considerar a produção acadêmica de ponta da área, bem como, os fatores externos e internos associados à Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Neonatal.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Podem candidatar-se ao curso todos os profissionais com formação superior em Enfermagem, que atuem ou desejem se envolver nesta área, em organizações privadas ou instituições públicas.

CARGA HORÁRIA: 660h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
421 PRINCÍPIOS E TEORIAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM GINECOLÓGICA E OBSTÉTRICA 60h Introdução aos Princípios e Teorias do Cuidado em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica; Definição; Evolução Histórica; A Legalidade da Profissão e Seus Aspectos Éticos; Necessidade de Cuidado e Desejo de Participação No Parto de Gestantes Residentes em Londrina-Paraná; Necessidade de Cuidado; Tomada de Decisão; Conclusões; O Cuidado e a Assistência da Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia; A Consulta de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia; A Assistência À Mulher Na Consulta de Enfermagem Ginecológica; O Cuidado Na Prática da Enfermagem: As Teorias e a Arte de Cuidar; A Sistematização da Enfermagem; A Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem Através do Processo de Enfermagem; As Teorias do Cuidado em Enfermagem; A Teoria de Sistemas de Enfermagem; A Arte de Cuidar; Conceito e Definição; Entendendo a Enfermagem Para além do Cuidado; Elementos Que Compõem Desejos E Necessidades Humanas; O Processo e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); Componentes do Processo de Enfermagem; Avaliação Inicial, Levantamento dos Dados; Identificação do Problema, Estabelecimento do Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento do Cuidado; Implementação do Cuidado, Intervenção; Avaliação do Resultado; A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); Taxonomia em Enfermagem e Outras Terminologias Padronizadas; Sistemas de Classificação Para a Enfermagem; Sistema OMAHA; Sistema CCC; NANDA/NIC/NOC; Projeto CIPE®.
313 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 60h Orientação e elaboração do relatório de estágio supervisionado obrigatório. Aspectos práticos da produção de um relatório de estágio, de acordo às normas da ABNT.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
414 FUNDAMENTOS E TÓPICOS ESPECIAIS DA ENFERMAGEM 60h Introdução aos fundamentos e tópicos especiais da enfermagem; Origem e evolução; Fundamentos e teorias; i) A Teoria do autocuidado; ii) A teoria do déficit do autocuidado; iii) A teoria de sistemas de enfermagem; iv) O sistema de apoio-educação; O ambiente hospitalar; O estresse profissional; Conceitos e definições da humanização; Conceitos e importância; A arte de cuidar; A ética e a bioética; Ética e bioética; Conselho Federal de Enfermagem; Legislação; Comissões de ética; A avaliação do nível de consciência; Termos básicos em avaliação do nível de consciência; Avaliação do nível de consciência; Correlação entre alterações do nível de consciência e de condições pupilares; Correlação entre alterações do nível de consciência e função respiratória; a) Respiração de Cheyne-Stokes; b) Hiperpneia neurogênica central ; c) Respiração apnêustica; d) Respiração atáxica; Correlação entre alterações do nível de consciência e outras funções vegetativas; Escalas de Coma; Escala de Coma de Glasgow (ECGI); Escala de Coma de Jouvet (ECJ); O choque: conceito e definição; Classificação do choque; O papel da enfermagem em situações de choque; a) Primeira fase; b) Segunda fase; c) Terceira fase; d) Quarta fase; A nutrição parental; Nutrição enteral x nutrição parenteral; Indicações da Nutrição Parenteral Prolongada.
422 SAÚDE DA MULHER: CUIDADOS, ANATOMIA E FISIOLOGIA FEMININA 60h Introdução aos Estudos Acerca da Saúde da Mulher: Cuidados, Anatomia e Fisiologia Feminina; A Assistência À Mulher Na Adolescência; Modificações do Organismo Feminino; Desenvolvimento Psicossocial; Exame Ginecológico; Consulta de Enfermagem; O Aconselhamento Genético em Obstetrícia e o Papel do Enfermeiro; Aconselhamento Genético em Obstetrícia; O papel do enfermeiro no aconselhamento genético; O PAISM, o Planejamento Familiar e a Contracepção; O Planejamento familiar; A Evolução dos métodos anticoncepcionais; Os métodos contraceptivos atuais; Coito Interrompido; Preservativo masculino; Diafragma; Laqueadura; Vasectomia; Classificação das disfunções sexuais femininas; A Fisiologia Gestacional; As Alterações no primeiro trimestre gestacional; As Alterações no segundo trimestre gestacional; As Alterações no terceiro trimestre gestacional; A Sexualidade na gestação.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
420 ENFERMAGEM NO CUIDADO PRÉ-NATAL E NO PARTO 60h Introdução aos Estudos acerca da Enfermagem no Cuidado Pré-Natal e no Parto; A Enfermagem no Cuidado Pré-Natal; Atenção pré-natal no Brasil; A gestação; A Enfermagem; Positivo ou Negativo: o diagnóstico da gravidez e as modificações do organismo; Sinais Da Gravidez; Sinais de presunção; São sinais de Certeza; A Gravidez Em Mulheres Portadoras De Hiperêmese Gravídica; As Síndromes Hemorrágicas Durante A Gravidez; Sangramentos No Primeiro Trimestre De Gravidez; A Doença Trofoblástica Gestacional (DGT); O Abortamento e suas classificações; Prenhez ectópica; As Hemorragias do Terceiro Trimestre de Gravidez; Placenta prévia (PP); Descolamento prematura da placenta (DPP); A Gravidez em Mulheres Portadoras de Edema Agudo de Pulmão; Evidências Clínicas; Tratamento; A Assistência da Enfermagem; A Gravidez em Mulheres Portadoras de Distúrbios Hipertensivos; Síndromes Hipertensivas; Outras Síndromes Hipertensivas Associadas À Gestação; Assistência Durante O Segundo Estágio do Parto; Assistência Durante o Terceiro Estágio do Parto; Assistência Durante o Período se Greenberg; Os Cuidados Imediatos Com Recém-Nascido (RN).
418 CUIDADOS DA ENFERMAGEM NO PERINATAL E NO PUERPÉRIO 60h Introdução aos Estudos acerca dos Cuidados da Enfermagem no Perinatal e no Puerpério; Resultado Perinatal em Mulheres Portadoras de Hipertensão Arterial Crônica: Revisão Integrativa da Literatura; Revisão da Literatura; Hipertensão Arterial Crônica; Hipertensão Arterial Crônica na Gestação; O Curso da Vida, os Problemas de Saúde e as Aplicações da Epidemiologia; Epidemiologia Perinatal; Reprodução e Sexualidade; HIV/AIDS; Os Fenômenos Involutivos Gerais do Puerpério; As Noções Básicas da Assistência de Enfermagem no Puerpério; Readaptação do Organismo da Puérpera; Cuidados Básicos Com o Recém-Nascido; Prevenção de Infecções Neonatais Hospitalares; A Assistência da Enfermagem ao Recém-Nascido na Sala de Parto; Cuidados; A Assistência no Puerpério; Recomendações; A Assistência de Enfermagem em Patologias Puerperais Como a Mastite, a Infecção e a Hemorragia; Mastite Lactacional ou Mastite Puerperal; A Infecção Puerperal; Principais Infecções Puerperais; A Hemorragia do Parto eE Puerpério (HPP).

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
419 EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, PATOLOGIAS E NEOPLASIAS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 60h Introdução aos Estudos acerca da Educação em Enfermagem, Patologias e Neoplasias em Ginecologia e Obstetrícia; Disseminação de Valores Éticos No Ensino do Cuidar em Enfermagem: Estudo Fenomenológico; Considerações Sobre a Teoria dos Valores de Max Scheler; Circulus In Demonstrando: Discussão Fenomenológica; Utilizando mandados pedagógicos para sensibilizar o estudante; O Exercício do Conhecimento em Enfermagem; A Educação em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica; A Educação em Enfermagem e os Cuidados da Mulher; A Atenção À Saúde da Mulher; A Educação em Enfermagem, as Patologias e Neoplasias Femininas e a Atenção À Mulher; As Doenças Relacionadas À Vulva e Vagina, os Tratamentos Recomendados e a Atuação da Enfermagem; Vulvovaginite e corrimento genital; Vaginite atrófica; À Distância em Enfermagem e os Recursos Tecnológicos; Educação em Enfermagem e os Cuidados Paliativos; Conceitos e definição; Princípios dos Cuidados Paliativos; Graus de complexidade dos cuidados paliativos.
416 HUMANIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA PEDIÁTRICA E NEONATAL EM UTI 30h Introdução aos estudos acerca da humanização e da assistência pediátrica e neonatal em UTI; A evolução da neonatologia e a saúde do recém-nascido no Brasil; Algumas definições dentro da neonatologia; A saúde do recém-nascido no Brasil; O Sistema de Informações sobre nascidos vivos – SINASC; O trabalho da enfermagem na UTI neonatal; Definições e fatores relativos aos recém-nascidos e afins; Requisitos mínimos para funcionamento de UTIN e UTIP; Os equipamentos básicos da UTIN; O diagnóstico da enfermagem para recém-nascidos em UTIN; Recebendo o recém-nascido prematuro extremo na UTIN; Cuidados específicos com a pele; Cuidados com o acesso venoso; Cuidados com a fototerapia; Cuidados com a ventilação mecânica; Cuidados na administração de surfactantes; Cuidados nutricionais; Humanização da assistência ao recém-nascido em uma UTI: conceitos e fundamentos;Resultados; Discussão; A sepse e o paciente pediátrico séptico crítico; A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 660 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

PROMOÇÃO

NO CARTÃO

R$ 1.620,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

VALOR REAL DO CURSO R$ 2.940,00

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.