PÓS-GRADUAÇÃO / SAÚDE

NUTRIÇÃO CLÍNICA E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

A nutrição clínica enxerga o indivíduo como um todo, avaliando os sistemas do organismo por meio da identificação de sinais e/ou sintomas relacionados com carência ou excesso de nutrientes. Assim, este curso tem como prioridade formar profissionais da saúde nutricional, para realizar o atendimento clínico, visando a saúde, bem estar do ser humano e atendendo à esta nova e enorme demanda, com relação à saúde individual e coletiva.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Possibilita aos profissionais em nutrição, experiência em atendimento nutricional ou que desejam buscar expertise neste segmento; atuando em consultórios particulares ou públicos, clínicas, asilos, creches, spa's entre outros.

CARGA HORÁRIA: 490h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
454 NUTRIÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS 60h A Nutrição, As DRIS E As RDAS; Conceitos E Fundamentos; O Que São As DRI?; Estimated Average Requirement (EAR); Recommended Dietary Allowance (RDA); Dris: História E Desenvolvimento; DRIS: Definição, Objetivos E Categorias; DRIS: Usos E Aplicações; Estimated Average Lntake/Ear - Necessidade Média Estimada; B) Recommended Dietary Allowance/RDA - Ingestão Dietética Recomendada; C) Adequate Lntake/ Ai - Ingestão Adequada; D) Tolerable Upper Lntake Level/UL - Limite Superior Tolerável De Ingestão; Determinação Da Necessidade De Energia Estimada (NEE); Questões Éticas Em Nutrição E Humanização No Contexto Da Saúde; A Ética Na Pesquisa Clínica; Ética Na Terapia Nutricional; Especificidades Da Bioética; Restrições Alimentares Por Motivos Religiosos; Práticas Alimentares “Diferenciadas”; Vegetarianismo; Alimentação Ayurvédica; Alimentação Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC); Macrobiótica; Alimentação Antroposófica; Fitoterapia/Plantas Medicinais; Alimentação Viva; O Código De Ética Dos Nutricionistas; A Atenção Básica E A Nutrição; Atenção Básica, Saúde Coletiva E Nutricionistas; A Assistência Nutricional E Sua Sistematização; Centrando A Atenção No Paciente/Cliente.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
452 NUTRIÇÃO INFANTIL 30h A Nutrição Infantil; Os Formadores De Opinião Na Alimentação Infantil; Introdução; As Fórmulas Infantis; O Posicionamento Dos Produtos Da Biogood No Brasil; Leite Em Pó: De Herói A Vilão; O Marco Regulatório Do Leite Em Pó Infantil No Brasil; A Reorganização Da Biogood; Situação-Problema: Os Formadores De Opinião; A Biogood Decide Focalizar Sua Estratégia De Comunicação...; ... E Os Resultados Acabam Sendo Positivos; Notas De Ensino; Fonte Dos Dados; Objetivos De Aprendizagem; Alternativas Para A Análise Do Caso; Questões Para Discussão; Análise Do Caso; Orientação Estratégica Decorrente Da Regulamentação; Indicação E O Conflito De Interesses; Posicionamento E Associações À Marca; A Ética Na Indicação; Conclusão À Luz Da Teoria; Determinação De Perigos E Pontos Críticos De Controle Para Implantação De Sistema De Análise De Perigos E Pontos Críticos De Controle Em Lactário; Introdução; Material E Métodos; Resultados E Discussão; Conclusão; Acesso À Creche E Estado Nutricional Das Crianças Brasileiras: Diferenças Regionais, Por Faixa Etária E Classes De Renda; Introdução; Casuística E Métodos; Base De Dados Utilizados; Estado Nutricional; Região Do País E Estratos De Renda; Resultados E Discussão; Conclusão; Padrão Alimentar De Lactentes Residentes Em Áreas Periféricas De Fortaleza; Introdução; Casuística E Métodos; Análise Dos Dados; Resultados E Discussão; Prevalência Do Aleitamento Materno; Introdução Dos Alimentos De Desmame; Alimentação Básica; Adequação De Nutrientes E Energia; Distribuição Percentual De Carboidratos, Lipídios E Proteínas Em Relação Ao VET; Teor De Fibras; Conclusão.
453 NUTRIÇÃO PARA CRIANÇAS, IDOSOS E OUTRAS SITUAÇÕES ESPECIAIS 30h Nutrição Para Idosos E Outras Situações Especiais; Os Idosos E A Terapia Nutricional; A Questão Das Dietas Para Idosos; Fatores Que Afetam O Consumo Alimentar E A Nutrição Do Idoso; Introdução; Estado Nutricional Da População Idosa Brasileira; Fatores Que Afetam O Consumo De Nutrientes Nos Idosos; Fatores Socioeconômicos; Alterações Fisiológicas; Alterações No Funcionamento Do Aparelho Digestivo; Alterações Na Percepção Sensorial; Alterações Na Capacidade Mastigatória; Alterações Na Composição E No Fluxo Salivar E Na Mucosa Oral; A Nutrição Infantil; Os Formadores De Opinião Na Alimentação Infantil; Introdução; As Fórmulas Infantis; O Posicionamento Dos Produtos Da Biogood No Brasil; Leite Em Pó: De Herói A Vilão; O Marco Regulatório Do Leite Em Pó Infantil No Brasil; A Reorganização Da Biogood; Situação-Problema: Os Formadores De Opinião; A Biogood Decide Focalizar Sua Estratégia De Comunicação...; ... E Os Resultados Acabam Sendo Positivos; Notas De Ensino; Fonte Dos Dados; Objetivos De Aprendizagem; Alternativas Para A Análise Do Caso; Questões Para Discussão; Análise Do Caso; Orientação Estratégica Decorrente Da Regulamentação; Indicação E O Conflito De Interesses; Posicionamento E Associações À Marca; A Ética Na Indicação; Conclusão À Luz Da Teoria; Determinação De Perigos E Pontos Críticos De Controle Para Implantação De Sistema De Análise De Perigos E Pontos Críticos De Controle Em Lactário; Introdução; Material E Métodos; Resultados E Discussão; Conclusão; Acesso À Creche E Estado Nutricional Das Crianças Brasileiras: Diferenças Regionais, Por Faixa Etária E Classes De Renda.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
451 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NUTRICIONAIS 60h Introdução Aos Estudos Nutricionais; Conceitos Nutricionais; Alimento, Necessidade E Recomendação Nutricional; As Necessidades Energéticas Do Ser Humano; Carboidratos; Lipídeos; Proteínas; Vitaminas; Minerais; A Água Nos Alimentos; Mudança De Hábitos Alimentares; Hábitos Alimentares; O Sentido Do Comer; Mudanças Alimentares; Mídia, Subjetividade E Comportamento Alimentar; O Aconselhamento Nutricional À Luz Da Psicologia; Correntes Psicológicas; O Estruturalismo; O Funcionalismo; A Psicologia Comportamental; A Psicologia Cognitiva; A Psicanálise; A Fenomenologia; Gestalt Ou Psicologia Da Forma; O Humanismo; Aconselhamento Nutricional.
450 EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO NUTRICIONAL 40h Introdução; Da Dieta À Reeducação Alimentar: Algumas Notas Sobre O Comer Contemporâneo A Partir Dos Programas De Emagrecimento Na Internet ; Considerações Iniciais; O Percurso Metodológico; Uma Nova Disciplina Alimentar?; A Motivação E O Estímulo; "...Comer De Tudo..."; "...Sem Passar Fome"; A Ressignificação Do Comer E Da Comida ; Uma Nova Distinção: "Açúcar Ou Adoçante"?; Considerações Finais; Histórico Da Educação Alimentar E Nutricional No Brasil; Intervenções Do Período Pós-Segunda Guerra Na Área De Nutrição Brasileira; A Relação Entre O Aumento Da Renda E A Obesidade; O Espaço Social Alimentar: Um Instrumento Para O Estudo Dos Modelos Alimentares; Introdução; Do Interesse Sociológico E Antropológico Pela Alimentação A Uma Socioantropologia Da Alimentação; Como Pensar A Alimentação A Partir Das Ciências Sociais?; Suplantar Os Obstáculos Epistemológicos; Do Espaço Social Alimentar Ao Estudo Dos Modelos Alimentares; O Espaço Social Alimentar E Suas Dimensões; O Espaço Do Comestível; O Sistema Alimentar; O Espaço Do Culinário; O Espaço Dos Hábitos De Consumo; A Temporalidade Alimentar; O Espaço De Diferenciação Social; Os Modelos Alimentares E A Interação Entre O Social E O Biológico; Considerações Finais; A Nutrição E As Recomendações Nutricionais.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
455 SEGURANÇA NUTRICIONAL E QUALIDADE DOS ALIMENTOS 30h Introdução; Utensílios Para Alimentos E Implicações Nutricionais; Introdução; Utensílios De Alumínio; Utensílios De Ferro; Utensílios De Aço Inoxidável; Comentários Finais; Os Sistemas De Informações De Saúde; Sistemas De Informação; Sistema De Informação De Agravos De Notificação (SINAN); Sistema De Informações Sobre Mortalidade (SIM); Sistema De Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC); Sistema De Informações Hospitalares (SIH/SUS); Sistema De Informações Ambulatoriais Do SUS (SIA/SUS); Sistema De Informação Da Atenção Básica (SIAB); Sistema De Informações Do Programa Nacional De Imunização (SI-PNI); Sistema De Informação De Vigilância Da Qualidade Da Água Para Consumo Humano (SISÁGUA); Alimento Para Fins Especiais: Ingredientes, Elaboração E Aglomeração; Introdução; Métodos; Resultados E Discussão; Conclusão; A Política Nacional De Vigilância Alimentar E Nutricional; A Organização Da Vigilância Alimentar E Nutricional No SUS E O Sistema De Vigilância Alimentar E Nutricional – SISVAN; O Que É O SISVAN E Como Funciona; A História Do SISVAN; O Programa Bolsa Família – PBF e o SISVAN; Métodos E Critérios Utilizados Pelo SISVAN; Vigilância Sanitária E Qualidade Dos Alimentos; A Vigilância Sanitária No Brasil; A Anvisa E O Programa Nacional De Monitoramento Da Qualidade Sanitária De Alimentos (PNMQSA); Qualidade De Vida X Promoção Da Saúde X Estilo De Vida; Definindo Qualidade De Vida; A Importância E Influência Do Estilo De Vida Para A Saúde; Qualidade No Atendimento Nutricional Ambulatorial; Reuniões Sobre A Rotina Do Ambulatório; Avaliação Da Qualidade Do Serviço Pelo Usuário.
456 TERAPIAS NUTRICIONAIS E TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO 30h Introdução Às Terapias Nutricionais; Dietas/Dietoterapias: Conceito, Definições e Características das Dietas; Dietoterapias; Dietas De Rotina; Dietas Modificadas; Dietas Especiais; Dietas Modificadas Em Consistência; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Geral; Dieta Branda; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Branda; Dieta Pastosa; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Pastosa; Dieta Semilíquida; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Semilíquida; Dieta Líquida; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Líquida; Composição Química Dos Cardápios De Acordo Com As Modificações Na Consistência; B Interação Selênio-Mercúrio; Interação Fósforo-Antiácidos; Interação Mineral-Outros Nutrientes; Interação Cobre-Ácido Ascórbico; Interação Ferro-Ácido Ascórbico;Tratamento Clínico Nutricional Para Diabetes Mellitus; Nutrição Enteral/Parenteral; Artesanais (Ou Caseira Ou Blender Ou Não-Industrializada); Industrializadas; Anorexia E Bulimia Nervosa; Terapia Nutricional Na Anorexia Nervosa; Terapia Nutricional Na Bulimia Nervosa; Obesidade; Dietoterapia Em Doenças Renais.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 490 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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