PÓS-GRADUAÇÃO / SAÚDE

NUTRIÇÃO FUNCIONAL EM OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA

Qualificar profissionais da área da nutrição para a realização de práticas educacionais e reeducacionais que respondam aos desafios do processo saudável e contribuam para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem de uma nova postura alimentar saudável.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Possibilita aos profissionais em nutrição, experiência em atendimento nutricional ou que desejam buscar expertise neste segmento; atuando em consultórios particulares ou públicos, clínicas, asilos, creches, spa's entre outros.

CARGA HORÁRIA: 490h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
454 NUTRIÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS 60h A Nutrição, As DRIS E As RDAS; Conceitos E Fundamentos; O Que São As DRI?; Estimated Average Requirement (EAR); Recommended Dietary Allowance (RDA); Dris: História E Desenvolvimento; DRIS: Definição, Objetivos E Categorias; DRIS: Usos E Aplicações; Estimated Average Lntake/Ear - Necessidade Média Estimada; B) Recommended Dietary Allowance/RDA - Ingestão Dietética Recomendada; C) Adequate Lntake/ Ai - Ingestão Adequada; D) Tolerable Upper Lntake Level/UL - Limite Superior Tolerável De Ingestão; Determinação Da Necessidade De Energia Estimada (NEE); Questões Éticas Em Nutrição E Humanização No Contexto Da Saúde; A Ética Na Pesquisa Clínica; Ética Na Terapia Nutricional; Especificidades Da Bioética; Restrições Alimentares Por Motivos Religiosos; Práticas Alimentares “Diferenciadas”; Vegetarianismo; Alimentação Ayurvédica; Alimentação Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC); Macrobiótica; Alimentação Antroposófica; Fitoterapia/Plantas Medicinais; Alimentação Viva; O Código De Ética Dos Nutricionistas; A Atenção Básica E A Nutrição; Atenção Básica, Saúde Coletiva E Nutricionistas; A Assistência Nutricional E Sua Sistematização; Centrando A Atenção No Paciente/Cliente.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
451 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NUTRICIONAIS 60h Introdução Aos Estudos Nutricionais; Conceitos Nutricionais; Alimento, Necessidade E Recomendação Nutricional; As Necessidades Energéticas Do Ser Humano; Carboidratos; Lipídeos; Proteínas; Vitaminas; Minerais; A Água Nos Alimentos; Mudança De Hábitos Alimentares; Hábitos Alimentares; O Sentido Do Comer; Mudanças Alimentares; Mídia, Subjetividade E Comportamento Alimentar; O Aconselhamento Nutricional À Luz Da Psicologia; Correntes Psicológicas; O Estruturalismo; O Funcionalismo; A Psicologia Comportamental; A Psicologia Cognitiva; A Psicanálise; A Fenomenologia; Gestalt Ou Psicologia Da Forma; O Humanismo; Aconselhamento Nutricional.
457 A OBESIDADE, SUAS CLASSIFICAÇÕES E SUAS REPERCUSSÕES 30h O curso pretende traçar as linhas básicas dos estudos acerca da obesidade; A obesidade e os fatores etiológicos; Medicina, Freud e obesidade: diálogos multidisciplinares sob a perspectiva de Foucault; A obesidade e suas várias classificações; Casuística e métodos; Resultados; Ideia do paciente quanto à causa da obesidade; Início da obesidade; História familiar de obesidade; Profissão e atividade física.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
459 TRANSTORNOS ALIMENTARES E ATENDIMENTO CLÍNICO 30h O curso pretende traçar as linhas básicas acerca dos transtornos alimentares e ao atendimento clínico; anorexia nervosa; características essenciais da anorexia nervosa; tipos e transtornos associados; quanto aos transtornos associados; características específicas; prevalência; idade – curso; padrão familiar; diagnóstico diferencial; bulimia nervosa; características para diagnóstico; subtipos e transtornos associados; características específicas; prevalência; idade – curso; padrão familiar; diagnóstico diferencial; ortorexia; etiologia do termo; implicações orgânicas e sociais da ortorexia; dismorfia corporal /vigorexia: contextos, definições e características da dismorfia corporal; a questão da identidade e a imagem corporal; influências da sociedade na vigorexia e o uso de esteroides anabolizantes; tratamento nutricional; equações para cálculo do gasto energético Total (GET).
450 EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO NUTRICIONAL 40h Introdução; Da Dieta À Reeducação Alimentar: Algumas Notas Sobre O Comer Contemporâneo A Partir Dos Programas De Emagrecimento Na Internet ; Considerações Iniciais; O Percurso Metodológico; Uma Nova Disciplina Alimentar?; A Motivação E O Estímulo; "...Comer De Tudo..."; "...Sem Passar Fome"; A Ressignificação Do Comer E Da Comida ; Uma Nova Distinção: "Açúcar Ou Adoçante"?; Considerações Finais; Histórico Da Educação Alimentar E Nutricional No Brasil; Intervenções Do Período Pós-Segunda Guerra Na Área De Nutrição Brasileira; A Relação Entre O Aumento Da Renda E A Obesidade; O Espaço Social Alimentar: Um Instrumento Para O Estudo Dos Modelos Alimentares; Introdução; Do Interesse Sociológico E Antropológico Pela Alimentação A Uma Socioantropologia Da Alimentação; Como Pensar A Alimentação A Partir Das Ciências Sociais?; Suplantar Os Obstáculos Epistemológicos; Do Espaço Social Alimentar Ao Estudo Dos Modelos Alimentares; O Espaço Social Alimentar E Suas Dimensões; O Espaço Do Comestível; O Sistema Alimentar; O Espaço Do Culinário; O Espaço Dos Hábitos De Consumo; A Temporalidade Alimentar; O Espaço De Diferenciação Social; Os Modelos Alimentares E A Interação Entre O Social E O Biológico; Considerações Finais; A Nutrição E As Recomendações Nutricionais.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
458 OBESIDADE, DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS 30h Este Módulo reúne os tópicos da disciplina Obesidade, desequilíbrios estéticos, hábitos e mudanças alimentares, abordado no Curso de NUTRIÇÃO FUNCIONAL EM OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA do INSTITUTO PROSABER, destinado principalmente à formação, especialização e atualização de Baixareis em Nutrição, professores e estudantes universitários vinculados a áreas relacionadas à temática nutricional. O curso pretende traçar as linhas básicas da obesidade, desequilíbrios estéticos, hábitos e mudanças alimentares; Nutrição e desequilíbrios estéticos; A imagem corporal: beleza e estética; O nutricionista como promotor da qualidade de vida; A acne e o envelhecimento cutâneo; As teorias do envelhecimento; O envelhecimento cutâneo; Aspectos histológicos da pele humana envelhecida; Características e definições sobre a acne; Fisiopatologia da acne; Classificações da acne; Fibroedema geloide (celulite); Graus de fibroedema geloide; Formas clínicas; Alterações histológicas no quadro de fibroedema geloide; Teoria alérgica; Teoria tóxica; Teoria circulatória; Teoria metabólica; Teoria bioquímica; Teoria hormonal; Alopecia: conceitos, etmologia, tipos e características.
456 TERAPIAS NUTRICIONAIS E TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO 30h Introdução Às Terapias Nutricionais; Dietas/Dietoterapias: Conceito, Definições e Características das Dietas; Dietoterapias; Dietas De Rotina; Dietas Modificadas; Dietas Especiais; Dietas Modificadas Em Consistência; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Geral; Dieta Branda; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Branda; Dieta Pastosa; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Pastosa; Dieta Semilíquida; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Semilíquida; Dieta Líquida; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Líquida; Composição Química Dos Cardápios De Acordo Com As Modificações Na Consistência; B Interação Selênio-Mercúrio; Interação Fósforo-Antiácidos; Interação Mineral-Outros Nutrientes; Interação Cobre-Ácido Ascórbico; Interação Ferro-Ácido Ascórbico;Tratamento Clínico Nutricional Para Diabetes Mellitus; Nutrição Enteral/Parenteral; Artesanais (Ou Caseira Ou Blender Ou Não-Industrializada); Industrializadas; Anorexia E Bulimia Nervosa; Terapia Nutricional Na Anorexia Nervosa; Terapia Nutricional Na Bulimia Nervosa; Obesidade; Dietoterapia Em Doenças Renais.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 490 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.100,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.710,00

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.600,00

em até 12x sem juros

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

14x

15x

16x

17x

18x

19x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 1.050,00

R$ 700,00

R$ 525,00

R$ 420,00

R$ 350,00

R$ 300,00

R$ 262,50

R$ 233,33

R$ 210,00

R$ 190,91

R$ 175,00

R$ 161,54

R$ 150,00

R$ 140,00

R$ 131,25

R$ 123,53

R$ 116,67

R$ 110,53

R$ 105,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 855,00

R$ 570,00

R$ 427,50

R$ 342,00

R$ 285,00

R$ 244,29

R$ 213,75

R$ 190,00

R$ 171,00

R$ 155,45

R$ 142,50

R$ 131,54

R$ 122,14

R$ 114,00

R$ 106,88

R$ 100,59

R$ 95,00

R$ 90,00

R$ 85,50

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 800,00

R$ 533,33

R$ 400,00

R$ 320,00

R$ 266,67

R$ 228,57

R$ 200,00

R$ 177,78

R$ 160,00

R$ 145,45

R$ 133,33

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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