PÓS-GRADUAÇÃO / SAÚDE

NUTRIÇÃO PARA A SAÚDE E ESTÉTICA CORPORAL

O curso ora ofertado tem por objetivo formar profissionais da saúde nutricional, para realizar o atendimento clínico, visando a saúde e a estética corporal, com sólido e amplo conhecimento exacerbando nestes profissionais um espírito ético e de gestão nutricional, atendendo assim as exigências e tendências da nutrição para a saúde e estética corporal.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Possibilita aos profissionais em nutrição, experiência em atendimento nutricional ou que desejam buscar expertise neste segmento; atuando em consultórios particulares ou públicos, clínicas, asilos, creches, spa's entre outros.

CARGA HORÁRIA: 490h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
454 NUTRIÇÃO: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS 60h A Nutrição, As DRIS E As RDAS; Conceitos E Fundamentos; O Que São As DRI?; Estimated Average Requirement (EAR); Recommended Dietary Allowance (RDA); Dris: História E Desenvolvimento; DRIS: Definição, Objetivos E Categorias; DRIS: Usos E Aplicações; Estimated Average Lntake/Ear - Necessidade Média Estimada; B) Recommended Dietary Allowance/RDA - Ingestão Dietética Recomendada; C) Adequate Lntake/ Ai - Ingestão Adequada; D) Tolerable Upper Lntake Level/UL - Limite Superior Tolerável De Ingestão; Determinação Da Necessidade De Energia Estimada (NEE); Questões Éticas Em Nutrição E Humanização No Contexto Da Saúde; A Ética Na Pesquisa Clínica; Ética Na Terapia Nutricional; Especificidades Da Bioética; Restrições Alimentares Por Motivos Religiosos; Práticas Alimentares “Diferenciadas”; Vegetarianismo; Alimentação Ayurvédica; Alimentação Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC); Macrobiótica; Alimentação Antroposófica; Fitoterapia/Plantas Medicinais; Alimentação Viva; O Código De Ética Dos Nutricionistas; A Atenção Básica E A Nutrição; Atenção Básica, Saúde Coletiva E Nutricionistas; A Assistência Nutricional E Sua Sistematização; Centrando A Atenção No Paciente/Cliente.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
451 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NUTRICIONAIS 60h Introdução Aos Estudos Nutricionais; Conceitos Nutricionais; Alimento, Necessidade E Recomendação Nutricional; As Necessidades Energéticas Do Ser Humano; Carboidratos; Lipídeos; Proteínas; Vitaminas; Minerais; A Água Nos Alimentos; Mudança De Hábitos Alimentares; Hábitos Alimentares; O Sentido Do Comer; Mudanças Alimentares; Mídia, Subjetividade E Comportamento Alimentar; O Aconselhamento Nutricional À Luz Da Psicologia; Correntes Psicológicas; O Estruturalismo; O Funcionalismo; A Psicologia Comportamental; A Psicologia Cognitiva; A Psicanálise; A Fenomenologia; Gestalt Ou Psicologia Da Forma; O Humanismo; Aconselhamento Nutricional.
460 NUTRIÇÃO PARA A ESTÉTICA CORPORAL 30h Introdução Aos Estudos Da Nutrição Para A Estética Corporal; Nutrição Feminina Na Síndrome Pré-Menstrual; Causas E Diagnóstico Da SPM; Os Comportamentos Alimentares; Consumo De Energia E Macronutrientes; A Ciência Da Nutrição Em Trânsito: Da Nutrição E Dietética À Nutrigenômica; Introdução; A Emergência Da Nutrição E Dietética; Novos Paradigmas Nutricionais No Início Do Século XXI: A Emergência Da Nutrigenômica; Conclusão; Avaliação Antropométrica Em Estética; Origem, Etimologia E Definição De Antropometria; Métodos De Avaliação Da Composição Corporal; Métodos Diretos; Métodos Indiretos; Antropometria; Antropometria Aplicada À Estética; A Importância Do Peso; A Altura E A Estatura; Peso/Idade (P/I), Peso/Estatura (P/E) E Estatura/Idade (E/I); Nutrição Na Proeminência Abdominal; Efeito Da Dieta Hipoenergética Sobre A Composição Corporal E Nível Sérico Lipídico De Mulheres Adultas Com Sobrepeso; Introdução; Materiais E Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
461 O ESTADO DA ARTE PARA A NUTRIÇÃO COM ÊNFASE NA SAÚDE 30h Introdução aos Estudos acerca do Estado da Arte Para a Nutrição Com Ênfase Na Saúde; Os Macronutrientes e os Exercícios; Carboidrato; Glicogênio Hepático; Glicogênio Muscular; Gordura; Proteínas; Os Micronutrientes; Minerais; Potássio – K; Influência Dos Exercícios; Magnésio – Mg; Influência Dos Exercícios; Cálcio – Ca; Influência Dos Exercícios; Fosfato; Influência Dos Exercícios; Ferro – Fe; Influência Dos Exercícios; Zinco – Zn; Influência Dos Exercícios; Oligoelementos; Cobre – Cu: Cromo – Cr; Selênio – Se; Vitaminas; Tiamina – Vitamina B1; Riboflavina – Vitamina B2; Piridoxina – Vitamina B6; Cianocobalamina – vitamina b12; Variabilidade do consumo alimentar; Recordatário de 24h e história alimentar; R24h; História alimentar; Questionário de frequência alimentar – QFA; Quanto ao QFA; Modelo transteórico e curso de vida; Modelo Transteórico 65; Componentes do modelo transteórico; Modelo do Curso de vida.
459 TRANSTORNOS ALIMENTARES E ATENDIMENTO CLÍNICO 30h O curso pretende traçar as linhas básicas acerca dos transtornos alimentares e ao atendimento clínico; anorexia nervosa; características essenciais da anorexia nervosa; tipos e transtornos associados; quanto aos transtornos associados; características específicas; prevalência; idade – curso; padrão familiar; diagnóstico diferencial; bulimia nervosa; características para diagnóstico; subtipos e transtornos associados; características específicas; prevalência; idade – curso; padrão familiar; diagnóstico diferencial; ortorexia; etiologia do termo; implicações orgânicas e sociais da ortorexia; dismorfia corporal /vigorexia: contextos, definições e características da dismorfia corporal; a questão da identidade e a imagem corporal; influências da sociedade na vigorexia e o uso de esteroides anabolizantes; tratamento nutricional; equações para cálculo do gasto energético Total (GET).

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
450 EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO NUTRICIONAL 40h Introdução; Da Dieta À Reeducação Alimentar: Algumas Notas Sobre O Comer Contemporâneo A Partir Dos Programas De Emagrecimento Na Internet ; Considerações Iniciais; O Percurso Metodológico; Uma Nova Disciplina Alimentar?; A Motivação E O Estímulo; "...Comer De Tudo..."; "...Sem Passar Fome"; A Ressignificação Do Comer E Da Comida ; Uma Nova Distinção: "Açúcar Ou Adoçante"?; Considerações Finais; Histórico Da Educação Alimentar E Nutricional No Brasil; Intervenções Do Período Pós-Segunda Guerra Na Área De Nutrição Brasileira; A Relação Entre O Aumento Da Renda E A Obesidade; O Espaço Social Alimentar: Um Instrumento Para O Estudo Dos Modelos Alimentares; Introdução; Do Interesse Sociológico E Antropológico Pela Alimentação A Uma Socioantropologia Da Alimentação; Como Pensar A Alimentação A Partir Das Ciências Sociais?; Suplantar Os Obstáculos Epistemológicos; Do Espaço Social Alimentar Ao Estudo Dos Modelos Alimentares; O Espaço Social Alimentar E Suas Dimensões; O Espaço Do Comestível; O Sistema Alimentar; O Espaço Do Culinário; O Espaço Dos Hábitos De Consumo; A Temporalidade Alimentar; O Espaço De Diferenciação Social; Os Modelos Alimentares E A Interação Entre O Social E O Biológico; Considerações Finais; A Nutrição E As Recomendações Nutricionais.
456 TERAPIAS NUTRICIONAIS E TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO 30h Introdução Às Terapias Nutricionais; Dietas/Dietoterapias: Conceito, Definições e Características das Dietas; Dietoterapias; Dietas De Rotina; Dietas Modificadas; Dietas Especiais; Dietas Modificadas Em Consistência; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Geral; Dieta Branda; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Branda; Dieta Pastosa; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Pastosa; Dieta Semilíquida; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Semilíquida; Dieta Líquida; Cardápio – Modificação Consistência – Dieta Líquida; Composição Química Dos Cardápios De Acordo Com As Modificações Na Consistência; B Interação Selênio-Mercúrio; Interação Fósforo-Antiácidos; Interação Mineral-Outros Nutrientes; Interação Cobre-Ácido Ascórbico; Interação Ferro-Ácido Ascórbico;Tratamento Clínico Nutricional Para Diabetes Mellitus; Nutrição Enteral/Parenteral; Artesanais (Ou Caseira Ou Blender Ou Não-Industrializada); Industrializadas; Anorexia E Bulimia Nervosa; Terapia Nutricional Na Anorexia Nervosa; Terapia Nutricional Na Bulimia Nervosa; Obesidade; Dietoterapia Em Doenças Renais.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 490 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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