PÓS-GRADUAÇÃO / MBA

MBA EM GESTÃO MÉDICA

O Curso de MBA em Gestão Médica visa desenvolver, em profissionais de saúde, competências para atuar no âmbito da gestão de sistemas de saúde, tais como clínicas, hospitais, consultórios e demais instituições de saúde, na busca do equilíbrio do relacionamento humano entre pessoas e a utilização de tecnologia e objetividade no atendimento em saúde. Trata-se de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar para construir uma ampla e consistente visão sobre gestão em saúde. Durante o desenvolvimento do conteúdo do curso, serão contempladas, além dos princípios básicos que regem a administração e a gestão de pessoas e de processos estratégicos e de implantação de programas de gestão em clinicas, hospitais e demais instituições de saúde.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O profissional com MBA em Gestão Médica poderá atuar na gestão dos sistemas de saúde, tais como clínicas, hospitais, consultórios e demais instituições de saúde pública e privada.

CARGA HORÁRIA: 600h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
594 GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE 60h História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação; Padronização e classificação dos hospitais; Avaliação da Qualidade pelo Processo de Acreditação Hospitalar; Organização Nacional de Acreditação – ONA; A organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva; Gestão da interface crítica; Seleção de materiais; Gestão da programação de volume de aquisição e distribuição; Correlações com referenciais teóricos da área; Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência; Teorias Da Administração; Modelos Inovadores de Gerência em Instituições de Saúde; Sistemas de Informação para apoio à Decisão no Exercício da Gerência; Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital; Organização do Serviço; Comunicação; Satisfação profissional; Relação com a comunidade.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
595 SAÚDE COLETIVA: PRINCÍPIOS E INTERAÇÕES 60h Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Conceito, Aspectos Históricos, Subjetividade e Multidimensionalidade; Distinção entre Qualidade de Vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Pesquisa sobre Qualidade de Vida No Brasil; Sistema Único de Saúde: Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Por uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os demais Princípios do SUS; Produção Intelectual em Saúde Coletiva: Epistemologia e Evidências de Diferentes Tradições.
596 LIDERANÇA NO PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTE HOSPITALAR 60h Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Uma aproximação entre Liderança Transformacional e Teoria da Ação Comunicativa; Pressupostos da Liderança Transformacional; O Pioneirismo de Burns; A Contribuição de Bass; Bass Versus Burns; A Crítica ao Perfil Clássico do Gerente; Os Elementos da Teoria da Ação Comunicativa; A Liderança Transformacional e a Ação Comunicativa; O Estímulo da Reflexividade e da Postura Pósconvencional; Crítica à Visão Comportamentalista da Liderança Transformacional; Evidências Empíricas; Gestão de Pessoas: Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização e Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010); Colonização da Gestão De Recursos Humanos (1950-1980); Contexto Político e Econômico (1950-1980); Mudanças Na Gestão dos Recursos Humanos (1950-1980); Discurso da Colonização; Neocolonização da Gestão de Recursos Humanos (1980-2010); Contexto Político e Econômico (1980-2010); Mudanças na Gestão dos Recursos Humanos (1980-2010); Discurso da Neocolonização; Pós-Colonialismo e Tropicalismo; Dinâmica da Colonização e da Neocolonização; Discurso Anticolonização; Humanização e Ambiente de Trabalho na Visão de Profissionais da Saúde; O Serviço Social e a Área de Gestão de Pessoas: Mediações Sintonizadas Com A Política Nacional de Humanização no Hospital Giselda Trigueiro; A PNH: Movimento em Prol de Mudanças nos Modelos de Atenção e Gestão da Saúde Pública; O Serviço Social e a UGP: Mediações Sintonizadas Com a PNH.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
597 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E ATUAÇÃO 60h Sistema Único de Saúde: Histórico, Princípios e Atuação; Participação Popular e o Controle Social Como Diretriz do SUS: Uma Revisão Narrativa; Participação e Controle Social; Avaliação das Competências dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil; Primeira Etapa: Construção do Diagrama de Árvore; Segunda Etapa: Método do Júri; Terceira Etapa: Verificação da Concordância entre os Juízes; Sistema Único de Saúde na Cartografia Mental de Profissionais de Saúde; O SUS Incorporado e Reconstruído Pelos Profissionais; Regionalização e Novos Rumos para o SUS: a experiência de um Colegiado Regional; O Pacto de Gestão; O Processo de Regionalização e a Constituição do Colegiado Regional de Saúde Oeste; Regulação Médica em Emergência Pela Plataforma Web: um estudo Piloto.
599 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E DE SERVIÇOS 60h Análise Comparativa de Modelos de Alinhamento Estratégico; Fundamentos Teóricos e Principais Conceitos; Implementação de Estratégias Organizacionais; Aspectos Metodológicos; Apresentação dos Modelos de Alinhamento Estratégico; Modelo 2 - Balanced Scorecard (BSC); Modelo 3 - Hambrick e Cannella; Modelo 4 - Organizational Fitness Profiling (OFP); Discussão dos Resultados; Análise Comparativa dos Modelos de Alinhamento; Fatores-Chave para o Alinhamento Estratégico; Qualidade Total e Administração Hospitalar: Explorando Disjunções Conceituais; A Qualidade Nos Serviços de Saúde; O Movimento da Qualidade ao Longo da História; A Organização Hospitalar e suas Singularidades; Elementos para Crítica Construtiva aos Programas de Qualidade Aplicados ao Setor Saúde; Relações de Poder e Decisão: Conflitos entre Médicos e Administradores Hospitalares; Relações de Poder; Disciplina e Controle da Espacialidade; O Poder Médico e o Surgimento da Clínica; Controle, autonomia e Conflitos na Gestão; Descrição e Análise dos Dados; Autonomia e Participação; Relacionamento dos Médicos Proprietários com o Administrador Hospitalar; Conflitos, Prejuízos e Soluções; Impacto da Reforma de Financiamento de Hospitais de Ensino no Brasil.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
600 HUMANIZAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO 60h Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde; Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção.
598 MARKETING HOSPITALAR 30h Introdução ao Marketing Hospitalar; Aplicação dos conceitos atuais do Marketing para o Mercado Hospitalar; O Marketing voltado aos Clientes e ao Valor e a Empresa Orientada ao Marketing; O Marketing Hospitalar Inserido No Contexto do Marketing de Serviços; a Orientação de Marketing para as Organizações de Saúde; O Marketing na Área de Saúde; Os Conceitos e as Funções Fundamentais de Marketing; Marketing Na Saúde; Marketing de Cuidados Médico-Hospitalares; Lucratividade e o Marketing na Saúde; Satisfação do Cliente; Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital – Empresa; Condicionantes Estruturais; Condicionantes Funcionais; encontros de Serviço e Satisfação de Clientes em Hospitais.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 600 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.100,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.710,00

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.600,00

em até 12x sem juros

2x

3x

4x

5x

6x

7x

8x

9x

10x

11x

12x

13x

14x

15x

16x

17x

18x

19x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 1.050,00

R$ 700,00

R$ 525,00

R$ 420,00

R$ 350,00

R$ 300,00

R$ 262,50

R$ 233,33

R$ 210,00

R$ 190,91

R$ 175,00

R$ 161,54

R$ 150,00

R$ 140,00

R$ 131,25

R$ 123,53

R$ 116,67

R$ 110,53

R$ 105,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 855,00

R$ 570,00

R$ 427,50

R$ 342,00

R$ 285,00

R$ 244,29

R$ 213,75

R$ 190,00

R$ 171,00

R$ 155,45

R$ 142,50

R$ 131,54

R$ 122,14

R$ 114,00

R$ 106,88

R$ 100,59

R$ 95,00

R$ 90,00

R$ 85,50

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 800,00

R$ 533,33

R$ 400,00

R$ 320,00

R$ 266,67

R$ 228,57

R$ 200,00

R$ 177,78

R$ 160,00

R$ 145,45

R$ 133,33

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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