PÓS-GRADUAÇÃO / MBA

MBA EM HUMANIZAÇÃO NO TRABALHO PARA EQUIPES DE SAÚDE

O Curso de MBA em Humanização no Trabalho para Equipes de Saúde visa desenvolver as habilidades e competências necessárias para que os profissionais de saúde atuem na implantação de programas de humanização em instituições de saúde nas diversas áreas de atendimento, buscando o equilíbrio do relacionamento humano entre pessoas e a utilização de tecnologia e objetividade no atendimento em saúde. Trata-se de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar para promover a compreensão das necessidades afetivas, noções de valores e a busca da saúde em detrimento da doença orgânica e mental das pessoas. Durante o curso, serão abordados os princípios básicos que regem os processos de humanização, bem como as estratégias de implantação de programas de humanização nas instituições de saúde.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O profissional em MBA em Humanização no Trabalho para Equipes de Saúde poderá atuar na implantação de programas de humanização em instituições de saúde nas diversas áreas de atendimento público ou privado. Bem como, prevê a compreensão das mudanças nos sistemas de atendimento de saúde, a organização e sensibilização de equipes nos diferentes espaços de atendimento.

CARGA HORÁRIA: 600h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
570 GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM 75h Gestão na Saúde e na Enfermagem; O Trabalho Gerencial do Enfermeiro Na Rede Básica de Saúde; O Trabalho Gerencial dos Enfermeiros; A Gestão dos Serviços de Saúde no Brasil; Conceituações e Objetivos; Disciplina e Objeto de Pesquisa; A Atenção Básica à Saúde; Os Problemas da Administração Tradicional dos Serviços de Saúde; A Evolução e as Tendências Atuais da Gestão dos Serviços de Saúde; A Assistência à Saúde no Sistema de Saúde Brasileiro; Para Começar, um Pouco de História; A Divisão Político Administrativa; O Ministério, as Secretarias e o Conselho Nacional da Saúde; A Descentralização; Os Níveis de Atenção à Saúde; Alta Complexidade; Média Complexidade; Atenção Básica à Saúde; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil; Procedimentos Metodológicos; Conceitos de Regulação: Ideias Fundamentais; Tipologia dos Conceitos de Regulação; Conceitos de Regulação em Saúde no Brasil.
595 SAÚDE COLETIVA: PRINCÍPIOS E INTERAÇÕES 60h Saúde e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida e Saúde: Conceito, Aspectos Históricos, Subjetividade e Multidimensionalidade; Distinção entre Qualidade de Vida e Estado de Saúde; As Dimensões da Qualidade de Vida; Pesquisa sobre Qualidade de Vida No Brasil; Sistema Único de Saúde: Histórico e Princípios; Estado e Saúde: Os Desafios do Brasil Contemporâneo; O Estado e a Saúde; A Relação Estado/Saúde no Brasil; A Contemporaneidade e o Advento do SUS; Por um Processo de Descentralização que Consolide os Princípios do Sistema Único de Saúde; A Descentralização entre os Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Por uma Visão Crítica das Propostas de Comando Único Municipal – A Conciliação entre a Descentralização e os demais Princípios do SUS; Produção Intelectual em Saúde Coletiva: Epistemologia e Evidências de Diferentes Tradições.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
601 SENTIDOS DA HUMANIZAÇÃO E SEUS ESPAÇOS 75h Movimentos e Tendências de Humanização no Brasil; Processo de trabalho no Samu e humanização do SUS do ponto de vista da atividade humana ; O processo de trabalho como produção de valores de uso; Do debate sobre processo de trabalho em saúde; Debate de normas no uso industrioso de si: a perspectiva ergológica; A abordagem ergológica do uso de si no trabalho: as dramáticas e o corpo-si; Os ingredientes da competência do ponto de vista da atividade; Atividade dos trabalhadores do Samu/BH no atendimento de ocorrência com acidente; Crônica da atividade: atendimento a um acidente; Crônica da atividade do cuidar sem espera; Os sentidos da humanização em diferentes áreas; Humanização na Atenção à Saúde do Idoso; A Humanização na Atenção à Saúde; Políticas e Programas de Atenção à Saúde do Idoso; Política Nacional de Humanização e sua Inserção na Atenção à Saúde do Idoso; Classe hospitalar: a articulação da saúde e educação como expressão da política de humanização do SUS.
600 HUMANIZAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO 60h Fundamentos da Humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Sentidos da humanização; Humanização e Atenção Primária à Saúde; Humanização e Políticas Públicas de Saúde; A humanização como dimensão pública das políticas de saúde; O que pode uma política pública ou o tema do poder; A analítica do poder e as artes de governar: as contribuições de Michel Foucault; A máquina do Estado e suas linhas; Política (pública) de humanização: por um novo humanismo; Humanização E Assistência À Saúde; Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde; As pesquisas de satisfação: uma contextualização; Metodologias das pesquisas de satisfação; O conceito de responsividade nas pesquisas em saúde; Pressupostos metodológicos das pesquisas de responsividade ; O conceito de humanização e os direitos do paciente; Implicações metodológicas para as pesquisas de humanização; Humanização e cuidado; Humanização e cuidado: a experiência da equipe de um serviço de DST/AIDS no município de São Paulo; Humanização e a atenção às pessoas com HIV/Aids; Técnica e humanização das práticas de saúde; Um serviço de HIV/Aids repensa suas práticas; Um olhar sobre a atenção; Compaixão, diálogo e os sujeitos do cuidado; Por um olhar desde a atenção.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
404 ADMINISTRAÇÃO DA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO TRABALHADOR: ASPECTOS POLÍTICOS E LEGAIS DO TRABALHO 45h A Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro; Um pouco de História; Evolução da Legislação Para Enfermagem; A Legislação Atual; As Leis que regem a Sociedade; Eficácia e Validade Das Normas; A Influência dos Códigos Civil, Penal e de Defesa do Consumidor na Prática de Enfermagem; As Responsabilidades e o Erro Profissional no Exercício Da Enfermagem; O Conselho Federal de Enfermagem: Ética na profissão; A Comissão de ética de Enfermagem: garantia de cidadania; O Trabalhador do Setor Saúde, A Legislação e Seus Direitos Sociais; Introdução; Legislação; Insalubridade e periculosidade; Insalubridade de grau máximo; Insalubridade de grau médio; Aposentadoria; Aposentadoria especial; Acidente de trabalho.
409 SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO 45h Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Estratégias relativas à saúde do docente: riscos para os distúrbios vocais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT; Programa de Conservação Auditiva – PCA; Programa de Proteção Respiratória – PPR; Programa de Prevenção e Riscos em Prensas e Similares – PPRPS; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; A Participação da Enfermeira do Trabalho No Programa de Conservação Auditiva.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
405 ALTERAÇÕES E AGRAVOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR 30h Aspectos Psicodinâmicos da Relação Homem-Trabalho: As Contribuições de C. Dejours; Saúde Mental e Psicologia do Trabalho; Paradoxos do Trabalho; Qualidade de Vida; O Sofrimento do Trabalho; A Ergonomia da Atividade Se Interessa pela Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões Empíricas e Teóricas; Cenário de Mudanças e Principais Indicadores Críticos no Mundo do Trabalho; As marcas das metamorfoses do mundo do trabalho; Indicadores críticos: impactos na produção; Indicadores críticos: impacto sobre os trabalhadores; Indicadores críticos: impactos sobre os usuários e consumidores; Os traços característicos da Ergonomia da Atividade; Breve Histórico: Diálogo entre Pesquisadores e Trabalhadores; Ergonomia: Definições e Objeto de Estudo; Alguns dos Principais Resultados de Estudos e Pesquisa em Ergonomia da Atividade; Traços Teóricos Distintivos da Ergonomia da Atividade; A Relação do Homem com o Trabalho na Contemporaneidade: Uma Visão Crítica Fundamentada na Gestalt-Terapia; ACAT: o trabalhador como protagonista da análise de acidentes de trabalho; Trabalho, subjetividade e saúde mental; A ACAT; A experiência de desenvolvimento do método.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 600 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

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