PÓS-GRADUAÇÃO / EMPRESARIAL

PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL

A Auditoria Ambiental é considerada uma das principais estratégias capaz de enfrentar os desafios presentes e futuros, tanto na gestão ambiental como na apresentação de soluções capazes de minimizar os impactos ambientais negativos que normalmente acompanham o desenvolvimento socioeconômico de um país ou de uma região. Assim, o curso MBA em Perícia, Auditoria e Análise Ambiental capacita os profissionais compromissados com o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a manutenção da qualidade do meio ambiente, fornecendo embasamento teórico associado aos aspectos práticos, para que os futuros profissionais da área possam atuar de maneira consciente e criteriosa em diversos segmentos da sociedade, reduzindo os riscos a que são expostas as populações pelo comprometimento da sua saúde e qualidade de vida.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, onde o aluno obterá aprovação, através de exercícios propostos e, atividades programadas, para posterior. O aproveitamento das atividades realizadas deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, ou seja, 70% de aproveitamento.

SUA PROFISSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O especialista em Perícia e Auditoria Ambiental poderá atuar no planejamento, coordenação e implantação de sistemas de crescimento sustentável na área socioambiental, bem como a realizar auditoria e perícias no setor públicos e privado, atendendo as demandas concretas e urgentes da sociedade contemporânea.

CARGA HORÁRIA: 600h

PRIMEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
75 PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30h A relação do ensino-aprendizagem na ação didática e no contexto da Educação a Distância no Brasil; EAD e a formação profissional; Ambiente virtual / moodle: conceito, funções e uso; Redes Sociais; Letramento Digital; Inclusão digital; Inovação pedagógica a partir do currículo e da sociedade de informação; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional; Cidadania, Ética e Valores Sociais; Pesquisas web.
74 ÉTICA PROFISSIONAL 30h Conceitos de ética e moral, sua dimensão nos fundamentos ontológicos na vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O processo de construção do ethos profissional: valores e implicações no exercício profissional.
602 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE AMBIENTAL 60h Fundamentos Básicos da Análise Ambiental; Objetivos e Finalidades; Análise Ambiental: Necessidade e Importância; Objetivos e Finalidades Básicas; O Comprometimento e a Política Ambiental; Avaliação de Políticas Ambientais: Desafios e Perspectivas; Histórico da Avaliação de Políticas; Tipos e Classificações da Avaliação; O Uso dos Resultados da Avaliação; Avaliação de Políticas Ambientais; Agenda 21 Brasileira; Implementação da Agenda 21; Agenda 21 Brasileira em Ação; Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Contexto Brasileiro; Agenda 21 e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Indicadores Propostos Pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS Propostos Pelo IBGE; IDS do Brasil e a Agenda 21 Brasileira.
469 AUDITORIA, LICENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL 60h Auditoria Ambiental; Tipos e Funções da Auditoria Ambiental; As Vantagens, Benefícios e Desvantagens da Auditoria Ambiental; Etapas e Procedimentos; Outro Tipo de Auditoria: a Compulsória; Normas e Diretrizes Para Auditoria Ambiental; Licenciamento Ambiental: Nível Federal; Competências para o Licenciamento; As Etapas do Licenciamento e seus Prazos de Validade; Nível Estadual; Nível Municipal; Atividades Passíveis de Licenciamento Ambiental; Certificação; Os Selos Ecológicos e os Tipos de Certificação; Programas de Rotulagem; Classificação; Orgânicos ou Produtos Verdes; Certificação Florestal; Exemplo de Certificação; Implementação e Otimização de Projeto Para Certificação do MDL em Estação de Tratamento de Águas Residuárias.

SEGUNDO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
76 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 60h A função sociocultural do currículo na organização do planejamento: temas geradores, projetos de trabalho, áreas de conhecimento. Analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.
603 CONTABILIDADE AMBIENTAL: CONCEITOS E APLICAÇÕES 60h Contabilidade Ambiental; Conceitos; Ativo Ambiental; Passivo Ambiental; Custos Ambientais; Receita Ambiental; A Contabilidade como Sistema de Informação para o Gestor Ambiental. A Contabilidade e a Gestão Ambiental; Contabilidade, Surgimento e Conceitos; Framework Teórico Sobre Contabilidade e Custos Ambientais; Contabilidade Ambiental; Custos Ambientais; Estudos Sobre Contabilidade e Custos; Contabilidade e Gerência do Meio Ambiente; Contabilidade Básica: Conceitos e Aplicações; A Importância das Informações Contábeis no Processo Decisório; Normas Brasileiras de Contabilidade; Princípios Contábeis; Princípios Fundamentais da Contabilidade e Estruturação Contábil; Mecanismo de Contas; Lançamentos Contábeis; Métodos de Escrituração; Livros Societários e Fiscais; Introdução ao Estudo do Patrimônio; Fatos Contábeis; Aspectos Legais da Escrituração Contábil; A Ideia da Escrituração Contábil como Exigência Fiscal; Perícias Contábeis; Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Problemas e Resultados da Contabilidade Ambiental Nacional; Contabilidade Ambiental Gerencial; Contabilidade Ambiental Financeira; Atividades Operacionais; Descrição dos Eventos Econômicos; Contabilidade e Gastos Ambientais; Ativos Ambientais; Passivos Ambientais; Despesas Ambientais; Custos Ambientais; Evidenciação; Relatórios Ambientais; Demonstrações Ambientais; Indicadores de Desempenho Ambiental.
605 CONSULTORIA, NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL 60h Consultoria Ambiental: Processos, Princípios e Conceitos; Consultoria Como Processo Interativo; Consultoria: Conceitos e Fundamentos; A Consultoria Ambiental; NBR ISO 10019; Normalização: Conceitos Básicos e Documentos Normativos; Objetivos; Órgãos de Normalização; Certificação e Licenciamento Ambiental: Conceitos, Princípios e Definições; Tipos de Certificação e Selos Ecológicos; Desenvolvimento da ISO Família 14000; ISO/ Comitê Técnico (TC) 207; Escopo; Partes Interessadas; P.D.C.A. e Melhoria Contínua; Requisitos da Norma NBR ISO 14001/96; Demais Certificações (Selos); Rotulagem; Classificação da Rotulagem; Produtos Verdes – Orgânicos; Certificação Florestal; Créditos de Carbono: Conceitos, Fundamentos e Finalidades; Crédito de Carbono: Projetos Brasileiros; Modelo Hackefors para Obtenção de Certificado Ambiental ISO-14.001 em Pequenas e Médias Empresas: Uma Discussão sobre sua aplicação em Empresas Brasileiras; Distrito Industrial e Rede de Empresas; Meio Ambiente e Sistema de Gestão Ambiental; O Modelo Hackefors; Distrito Industrial Fazenda Botafogo; Análise Comparativa: Modelo "Hackefors" Versus Distrito Industrial Fazenda Botafogo.

TERCEIRO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
77 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h A natureza do conhecimento e do método científico. Planejamento, organização e sistematização de protocolos de pesquisa. Identificação dos diferentes métodos de investigação científica. Organização do estudo e da atividade acadêmica como condição de pesquisa. A documentação como método de estudo. Estrutura, apresentação e roteiro dos trabalhos acadêmicos. A normatização da ABNT.
127 DIREITO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 30h Política e Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislação Ambiental na Constituição Federal e Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Meios administrativos vos e judiciais de proteção ambiental. Legislação específica: unidades de conservação, poluição e licenciamento ambiental. Resoluções do CONAMA. Impacto, dano, culpa, responsabilidade e indenização. Áreas de preservação.
468 A QUALIDADE AMBIENTAL E SEUS INDICADORES 30h Introdução ao Conceito de Qualidade Ambiental; A Qualidade Ambiental e seus Indicadores; Os Indicadores Ambientais e sua Classificação; Tipos de Indicadores Ambientais; Indicadores para Qualidade do Solo (IQS); Indicadores Físicos; Indicadores Químicos; Bioindicadores Edáficos; Qualidade Do Solo Avaliada Pelo "Soil Quality Kit Test" Em dois Experimentos de longa duração no Rio Grande Do Sul; Ordenação Teórica dos Tratamentos quanto à Qualidade do Solo; Comparação do KQS com os Métodos Tradicionais da Ciência do Solo; Desempenho dos Indicadores do KQS na Avaliação da Qualidade do Solo; Análise Estatística; Correlação entre os Métodos do KQS e os Tradicionais da Ciência do Solo; Indicadores da Qualidade do Solo; Respiração do Solo; Estabilidade de Agregados (EA); PH; Teor de N-No3- + N-No2-; Densidade Do Solo; Infiltração De Água; Eficiência Dos Indicadores do KQS na Avaliação da Qualidade do Solo; Índice De Insalubridade Ambiental (ISA); Estruturação do Indicador de Salubridade Ambiental; Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQAR ou IQR); Indicadores de Qualidade do Ar; Modelo de Qualidade Ambiental; Indicadores Específicos; Plantas Bioindicadoras; Geoindicadores; Os Peixes como Indicadores de Qualidade Das Águas; Mecanismos de Controle De Qualidade.

QUARTO CICLO

Código Disciplina C.H. Ementa
604 PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL 90h Introdução ao Estudo da Perícia Ambiental; Perícia e Peritos: Noções Básicas; O Profissional da Perícia; Métodos e Técnicas Aplicadas nas Perícias; Etapas da Perícia Ambiental; A Perícia Ambiental e a Tutela Jurídica do Meio Ambiente; Auditoria Ambiental: Evolução, Conceitos e Objetivos; Organismos Reguladores e Normas de Auditoria; Classes de Auditoria; Auditoria Ambiental; Funções e Tipos de Auditoria Ambiental; Vantagens e Desvantagens; Procedimentos e Etapas; Auditoria Compulsória; Diretrizes para Auditoria Ambiental; Auditoria Ambiental: Um Enfoque Sobre a Auditoria Ambiental Compulsória e a Aplicação dos Princípios Ambientais; Discussões Sobre a Constitucionalidade da Lei Estadual Nº 13.448/2002; Princípios Aplicados À Auditoria Ambiental Compulsória; Princípio da Prevenção; Princípio da Cooperação; Princípio da Informação Ambiental; Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 30h Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

DURAÇÃO

18 Meses

  • Carga Horária: 600 HORAS
  • Site Gratuito
  • Ambiente Virtual do Aluno (AVA)
  • Material Online

PLANOS DE PAGAMENTOS

TAXA DE MATRÍCULA NO BOLETO

1x R$ 220,00

2x R$ 115,00

TAXA DE MATRÍCULA NO CARTÃO

1x R$ 220,00

2x R$ 110,00

VALOR REAL

DO CURSO

R$ 2.940,00

PROMOÇÃO NO BOLETO R$ 1.757,80

em até 20x sem juros

PROMOÇÃO NO CARTÃO R$ 1.620,00

em até 12x sem juros

1x

6x

9x

12x

15x

20x

Após vencimento (BOLETO)

R$ 2.940,00

R$ 490,00

R$ 326,67

R$ 245,00

R$ 196,00

R$ 147,00

Até vencimento (BOLETO)

R$ 1.620,00

R$ 280,00

R$ 188,89

R$ 143,34

R$ 115,87

R$ 87,89

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 1.620,00

R$ 270,00

R$ 180,00

R$ 135,00

MATERIAL DIDÁTICO (OPCIONAL)

IMPRESSO

1x R$ 380,00

2x R$ 200,00

NOSSOS PARCEIROS

Temos ótimos motivos para você fazer parte de nosso programa de parceiros! Conheça abaixo algumas empresas e associações que já são parceiros UCAM PRÓ SABER, por isso não perca tempo e seja também nosso parceiro.